Soldados da 19° BPM campeões em torneio de Jiu Jitsu

Ricardo Januário e Matheus Bernardini garantem medalha de ouro no Campeonato Sul Catarinense de Jiu Jitsu

 

No domingo, dia 17, aconteceu no município de Içara o Campeonato Sul Catarinense de Jiu Jitsu, no qual dois soldados, Ricardo Januário Moraes e Matheus Kern Bernardi do 19º Batalhão de Polícia Militar de Araranguá, Sul do Estado, participaram do evento e se consagraram campeões.

 

O Soldado Januário, membro da equipe do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) foi campeão na categoria peso pena, faixa branca, com todas as vitórias por finalização.

 

Um dos momentos mais emocionantes do evento foi a disputa do absoluto em que o Soldado Januário em sua primeira luta, contra um atleta com mais de 100 Kg, conseguiu encaixar um “arm-lock” voador e finalizar seu oponente com quase o dobro de seu peso recebendo aplausos de todos os presentes no ginásio, inclusive da academia adversária.

 

Já o Soldado Matheus que trabalha na Rádio Patrulha disputou na categoria meio pesado faixa azul, conquistando o primeiro lugar com finalização encaixando uma “kimura”.

 

Atualmente mais de 15 policiais do 19º BPM praticam o esporte, sendo que o batalhão também conta com um tatame que fica na sede da 19° BPM para treinamento dos policiais que têm no grupo dois soldados graduados em faixa roxa, dois em faixa azul e o restante graduados com faixa branca.

 

Os campeões estão se preparando para disputar o Campeonato Sul Brasileiro, que acontecerá no final do mês e contará com a presença de outros policiais do 19º BPM.

 

A prática do Jiu Jitsu pelos Policiais Militares do 19º iniciou com o objetivo de aperfeiçoar a parte técnica e mental preparando os Policiais Militares para o serviço operacional que é exercido diuturnamente.

 

Os resultados dos treinos estão sendo apresentados não apenas nas disputas de campeonatos, mas também no trabalho desenvolvido pelos policiais em ocorrências em que é necessária a utilização das técnicas adquiridas nos treinos, garantindo assim uma maior efetividade no controle de situações que poderiam colocar os policiais em risco.


Fonte:Liliam dos Santos Costa

Quartel PM

Veja também