Sorvete na dieta

Sobremesa refrescante não precisa sair do cardápio de quem está na luta contra a balança

A fotógrafa Fernanda Lenzi, de 38 anos, está de dieta. Foi a um endocrinologista e recebeu todas as orientações para emagrecer. Mesmo assim, ela não abre mão dos sorvetes. E quem resiste a essa sobremesa refrescante com o calor que anda fazendo?

 

Mas se você acha que Fernanda está sabotando seu emagrecimento, é melhor rever seus conceitos. Os sorvetes podem, sim, fazer parte da dieta. Quem garante é a nutricionista Luciana Piazzarollo Zandonadi. “Eu costumo indicar sorvete para quem está de dieta, mas limito a frequência. O ideal é consumir uma vez por semana”, explica.


Controle

 

Outra recomendação é sempre dar preferência aos sorvetes de fruta, já que os mais cremosos, como os de chocolate, são muito mais calóricos. E é preciso também  controlar a quantidade. “É preciso saber comer porque sorvete não sacia, então nunca é um lanche. É sempre uma caloria extra. Temos sempre que tentar evoluir e ir limitando as calorias. Se você tomava sempre três ou quatro bolas de sorvete, passe a tomar duas e, depois, uma”, alerta.

E é exatamente assim que Fernanda inclui essa delícia gelada no seu cardápio da dieta. “Não tomo sorvete todo dia ou toda vez que tenho vontade, mas não abro mão. E dou preferência aos de fruta”, conta.


Saúde

 

Mas se você está fazendo dieta por motivos de saúde, como o controle da diabetes ou do colesterol alto, é preciso tomar alguns cuidados extras. “O diabético precisa controlar o açúcar, por isso deve tomar o sorvete diet, que é mais calórico. Então se o diabético também quer emagrecer, precisa reduzir mais a frequência e a quantidade”, orienta a nutricionista.

Outra dica é saborear o sorvete sem extras. Nada de coberturas, granulados ou biscoitinhos. Com essas dicas, a dieta promete ficar mais gostosa.

 

Renata Lacerda 

*Esta e outras matérias você encontra 4ª edição da revista Pocket Fashion!

Veja também