Startup Weekend: O lugar onde você cria e desenvolve

Saiba como tirar sua ideia digital do papel

 

Se você tem uma ideia digital que pode ajudar outras pessoas e ainda render lucros, mas não sabe como tirá-la do papel, preste atenção! No fim de semana de 28 a 30 de abril acontece mais uma edição do Startup Weekend, desta vez em Tubarão. Trata-se de um evento que acontece no mundo inteiro, já esteve em cerca de 700 cidades e é voltado para toda a comunidade, mas tem como público-alvo pessoas que querem iniciar uma startup digital, como um site, um aplicativo, mas não sabem como.

O Startup Weekend começa na sexta-feira, com a apresentação dos projetos. Há espaço para, no máximo, 120 ideias; destas, em torno de 10 a 15 serão selecionadas através de votação. No sábado e no domingo, os idealizadores dos projetos selecionados trabalharão em equipe com mentores – empreendedores voluntários que podem ser administradores, programadores, designers –, os quais ajudarão a desenvolver as ideias, descobrindo e orientando sobre o que é necessário fazer para colocá-las em prática.

“Os mentores estarão o tempo todo à disposição dos participantes. Eles devem focar em criar um bom plano de negócios e tornar o produto viável para desenvolvimento e disponibilização ao mercado”, explica o coordenador do projeto com startups do Sebrae Santa Catarina, Alexandre de Souza. Já no fim do domingo, essas startups, projetos que vão nascer no evento, serão apresentadas para uma equipe de jurados, que normalmente são empreendedores, investidores e até pessoas públicas, como políticos, para que sejam avaliadas. “Os melhores serão premiados”, adianta Souza.

Juntamente com Unisul, Pipz Automation, Softplan, Scaliot, Darwin Starter, Foresee e PagueVeloz, o Sebrae é um dos principais apoiadores do Startup Weekend Tubarão. De acordo com o coordenador regional Sul do Sebrae-SC, Murilo Gelosa, “o Sebrae apoia projetos deste tipo para incentivar novas ideias, ideias criativas, que ajudam o idealizador a ganhar dinheiro e ainda podem colaborar com a comunidade como um todo ou com grupos específicos de pessoas ou profissionais, dependendo do que for”.

Para participar do Startup Weekend Tubarão é necessário realizar a inscrição de forma antecipada – não haverá venda de entradas no dia. Os ingressos custam R$ 100, valor de primeiro lote, o qual inclui refeições e coffee breaks para que os participantes permaneçam imersos no evento, já que esta é a proposta. O Startup Weekend Tubarão será realizado na Unisul – campus Tubarão. Inscrições e mais informações no link bit.ly/swtubarao.

Release: Vanessa Amando / Nazario & Bortot Comunicação

Veja também