Surpreenda na ceia de natal

Receitas que vão agradar o paladar de todos!

 O maravilhoso clima do natal chegou, e aquela expectativa para a ceia também. E para quem vai preparar a ceia e está pensando em algo diferenciado para fazer na noite especial, separamos 3 receitas com diferentes tipos de aves que vão surpreender a todos que provarem! Confira:

 

Magret de pato com frutas vermelhas (rende 2 porções )

 

Ingredientes

50 ml de vinagre de vinho tinto

40 g de açúcar

100 g de frutas vermelhas

200 ml de base para molho escuro (demi-glace) *

2 magrets de pato (peito de pato)

 Sal e pimenta a gosto

Sal de ervas para servir

 

 Preparando o magret

Em uma panela, reduza lentamente o vinagre, o açúcar e as frutas verme - lhas. Adicione o demi-glace e reduza em fogo brando para apurar o sabor dos ingredientes e a cor. Reserve. Risque com uma faca o lado da gordura dos magrets para faciltar o derretimento durante a cocção. Em uma frigideira, coloque os magrets com o lado da gordura para baixo e deixe derreter aos poucos até dourar um pouco. Tempere com sal e pimenta. Vire os magrets e cozinhe por mais 4 minutos. Reserve. Corte os magrets em fatias finas. Sirva com o molho de frutas vermelhas e salteie o sal de ervas sobre a carne.

* Você pode comprar o demi-glace em pó ou preparar o molho

 

 

Peru ao champanhe com figos e tâmara (rende de 10 a 12 porções )

 

Ingredientes

1 peru inteiro de 6 kg

12 figos frescos

200 g de tâmaras inteiras

 

Para o recheio

1 cebola picada

5 colheres (sopa) de manteiga sem sal

100 g de bacon em cubinhos

500 g de farinha de mandioca crua

500 g de farinha de milho flocada

 2 colheres (sopa) de salsinha

100 g de azeitonas verdes picadas

50 g de uva-passa branca

100 g de tâmaras picadas

1 colher (sopa) de alecrim

Pimenta-do-reino a gosto Sal a gosto

 

Para a marinada

2 folhas de louro

600 ml de champanhe

1 cebola picada

5 dentes de alho amassados

Sal grosso a gosto

Pimenta-do-reino moída a gosto

 

Preparando o recheio

 Doure a cebola na manteiga e adicione o bacon. Frite bem. Em seguida, coloque a farinha de mandioca e a de milho na frigideira. Torre por 5 minutos e adicione o restante dos ingredientes até finalizar o refogado. Quando a farofa estiver pronta, retire do fogo e reserve.

 

Preparando a carne

Descongele a ave conforme as instruções da embalagem. Junte todos os ingredientes da marinada em uma tigela grande e deixe o peru marinar por 12 horas. Depois deste período, retire o peru da marinada e recheie com a farofa. Em seguida, coloque o peru em uma travessa com a marinada, cubra com papel-alumínio e leve para assar em forno preaquecido a 130 oC. Asse por 1 hora. Passado este tempo, retire o papel-alumínio, aumente a temperatura do forno para 180 o C e deixe assar até dourar. Ao longo do cozimento, abra o forno de tempos em tempos para regar a ave com o caldo da marinada. Quando estiver quase dourado, cerca de 10 minutos antes de finalizar o assado, coloque os figos frescos cortados ao meio na assadeira. Retire do forno e decore com os figos assados e as tâmaras inteiras para servir.

 

 

Asinha de frango teriyaki (rende 2 porções aperitivo )

 

Ingredientes

1 kg de tulipas de frango

Limão para lavar as tulipas

60 ml de molho de soja

60 ml de saquê

5 colheres (sopa) de açúcar

1 colher (sopa) de gengibre em pó ou ralado

2 dentes de alho bem picados

1 colher (sopa) de molho de pimenta

1 colher (sopa) de ketchup

Suco de ½ limão

2 colheres (sopa) de vinagre

 

Preparo

 Lave as tulipas com um pouco de limão e reserve. Misture todos os ingredientes em uma panela –exceto as tulipas– e leve ao fogo, mexendo sempre, até que o açúcar derreta e se forme um caldo uniforme. Coloque as tulipas neste caldo e deixe marinar na geladeira de um dia para o outro. Na hora de assar, preaque - ça o forno a 180 o C por uns 10 minutos. Retire as tulipas da marinada e coloque-as em uma assadeira antiaderente com o molho da marinada. Asse por 30 minutos com papel-alumínio, retire o papel, regue com o molho e deixe dourar por mais 15 minutos. Se ao fim do processo sobrar algum molhinho denso na assadeira, coloque-o por cima das tulipas e sirva. 

 

Fonte: Gastronomia Angeloni

 

Veja também