Tchauzinho, varizes!

Dicas para tratar o incômodo

Bastou um vaso sanguíneo se dilatar para elas aparecerem. As varizes costumam incomodar bastante, não só pela estética, mas também por muitas vezes virem acompanhadas de dores e sensação de peso nas pernas. As mulheres são mais propensas a apresentarem o quadro (por questões hormonais e em decorrência da gravidez), mas não pense que os homens estão livres, não. Afinal, a obesidade também faz as veias incharem. Mas, calma! O tratamento existe.

 

As varizes afetam a circulação sanguínea e, para prevenir seu aparecimento inoportuno e indesejado, é válido descansar colocando as pernas para cima. Outra dica para não ter vergonha de sair de saia: evite ficar horas de pé e pratique atividade física.

 

A meia elástica também funciona, já que a compressão facilita o fluxo de sangue e evita inchaços. Não se esqueça de verificar, junto ao médico, qual a medida da panturrilha. Dessa forma, você pode comprar a meia sem se preocupar em prender a circulação.

 

Por falar em panturrilha, passar muito tempo com salto alto atrapalha a movimentação do músculo, piorando o retorno do sangue dos pés para o coração. Tem predisposição para o problema? Então desça do salto de vez em quando e use o acessório com cautela.

 

Ih! O problema já se instalou? Se seu caso for muito grave e comprometer a qualidade de vida, é provável que seu médico indique cirurgia. Mas não há com que se preocupar! O procedimento é simples e o tempo de recuperação é bem curto.

 

Importante: não confunda varizes com vasinhos. Mais fininhos, os vasos são também mais aparentes e mais fáceis de tratar, já que ficam em uma camada mais superficial da pele.

 Mundo Verde

Veja também