Tendências que voltaram no tempo

Estilista dá dicas de como saber quanto tempo a roupa vai estar na moda

A moda é uma caixinha de surpresas. Peças que estão em alta hoje, amanhã podem estar ultrapassadas e as roupas que eram febre em outras décadas voltam com tudo nos dias atuais.

 

De acordo com a designer de moda da cidade de Sombrio, Mari Ferraz, peças como calça flare, roupas de crochê, jardineiras e blusas no estilo ciganinha dominaram as vitrines dessa temporada.

 

E não só elas. Calçados com o solado de trator e estilo plataforma, que fizeram sucesso em décadas passadas, estão super em alta. "E todo mundo adere por serem mais confortáveis", explica Mari.

 

As estampas também entram na lista, mas, segundo a estilista, o bom-senso tem que prevalecer. "A estampa poá (bolinhas), por exemplo, pode ser usada, mas não combina com qualquer look", ressalta.

 

Um dos principais motivos para essas releituras que a moda traz é a influência da mídia na vida das pessoas. Segundo Mari, as mulheres, principalmente, se espelham muito nos figurinos das novelas.

 

"Na época da novela O Clone, todas as mulheres queriam usar as pulseiras da Jadi. Em Caminho das Índias, as roupas indianas viraram febre. Ano passado o esmalte da Giovanna Antonelli foi o queridinho entre elas. E, este ano, as roupas da década de 1970, como os vestidinhos ciganinha e a barriga à mostra, estão super em alta por causa da novela Boogie Oogie", argumenta.

 

 Acompanhar essas novidades não é fácil, mas algumas mulheres não abrem mão de seguir as tendências que a moda dita. A assistente de vendas, Aline Rosso, é uma delas. Ela confessa que está sempre antenada nas novidades, mas declara que seu bem-estar vem em primeiro lugar. "Não sou neurótica com isso, mas procuro sempre ver o que está se usando mais, para poder me situar também", fala. Para Aline, a melhor moda é aquela que faz a pessoa se sentir bem.

 

Como saber se estou fora de moda?

 

A moda passa muito rápido. A designer de moda salienta que hoje o que está em alta, amanhã pode não estar mais. No entanto, algumas peças nunca perdem o lugar nos guarda-roupas e são o tiro certo para quem não quer errar no look. "A calça jeans básica, camiseta e camisa branca e o vestidinho preto não saem de moda nunca", defende.

 

Incertezas à parte, Mari ensina que geralmente a peça fica em alta durante dois anos, mas nem sempre. Para não errar, a dica é estar por dentro dos blogs e revistas de moda. "Essas mídias são ótimas aliados para quem quer se manter por dentro do mundo fashion", finaliza.

 

Da redação - Filipe Gabriel Teixeira

*Esta e outras matérias você encontra na 48º edição da revista Sul Fashion.

Veja também