Trends do Angola Fashion Week 2016

Confira as tendências apresentadas na passarela do AFW 2016

Já na 16ª edição, o Angola Fashion Week aconteceu em Luanda em junho, com um line-up de 32 desfiles - locais ou de outros recantos africanos (Mocambique, Cabo Verde, São Tomé), de Portugal e do Brasil. Ronaldo Fraga, Amapô e Lenny foram os convidados da vez, reflexo da direção criativa de Jackson Araujo, que faz parte da equipe brasileira que vem tocando um refresco no evento nos últimos anos. Direto de Angola, Jackson manda os highlights do evento:



Entre os estilistas africanos, o foco prossegue em direção ao eveningwear, com forte investimento em longos, rendas, fendas, decotes e transparências, bem ao gosto da consumidora africana. A identidade africana inevitavelmente marca presença numa profusão de estampas, cores e grafismos. 



Mas há quem fuja do óbvio, como Fiu Negru, da estilista Mariangela Almeida, e Bantu, de Soraya da Piedade, que trabalham a paixão africana em elaborados trabalhos de modelagem e texturas. Ambas destacam-se na moda local por conta de sua forte clientela feminina de luxo.



Entre os designers que despontam, Ilse Naolila coloca sua marca Nao-Li-La como grande expoente da nova geração, evoluindo num inteligente trabalho de recortes e mix de texturas, com excelente escolha de materiais. 



Outros nomes a se prestar atenção: a marca de streetwear Manzvat, do designer Nankhova Alves, assim como a By Ds, que promove estamparia exclusiva em parceria com artistas plásticos angolanos ressignificando a temática dos panos tradicionais.



Trazendo um novo ar para o evento, surge a Angola Fashion School, projeto que coloca jovens estudantes interessados em se aperfeiçoar no estudo da moda como design de produto, de superfície, modelagem e negócio. Orientados pelo coletivo OEstudio, que se mudou do Rio de Janeiro para Angola por cerca de três meses, os estudantes criaram uma coleção cheia de frescor e atitude, que coloca a identidade angolana das ruas em contato com os desejos da moda global.

 

1. AFROPRINT

2. FLORAL

3. GRAFISMO

4. TEXTURAS

5. TRANSPARÊNCIAS

6. DECOTE V

7. RECORTES

8. MACACÃO

9. OMBROS DE FORA

10. BRANCOS

 

Fonte: Chic / Gloria Kalil

Veja também