Triagem mais rápida

Centro de Triagem e Valorização dos Resíduos Sólidos de Maracajá ganha mais agilidade com compra de esteira

Para agilizar e melhorar o trabalho dos 10 funcionários que trabalham no Centro de Triagem e Valorização dos Resíduos Sólidos de Maracajá é que a administração municipal investiu na aquisição de uma esteira utilizada na separação do lixo.

 

Para o administrador do Centro de Triagem, Gerson Nazário, o trabalho melhorou muito desde a implantação da esteira. “Nela os funcionários separam o lixo e o que fica é apenas o rejeito que sobe a esteira e vai direto para o contêiner, que depois segue para o aterro sanitário em Içara”, explica.

 

Antes, com a separação totalmente manual, o trabalho era mais demorado. “Como Maracajá cresceu o lixo também cresceu e para dar conta foram contratadas mais pessoas para o Centro de Triagem e foi preciso trocar a mesa pela esteira”, afirma Gerson.

 

Criado em 2002, os trabalhadores ainda sofrem com o lixo que chega misturado ao Centro de Triagem. “Quando o lixo é separado em reciclável, rejeito e orgânico facilita muito na hora de separar. O problema maior é quando vem comida misturada com lixo seco, pois ai o que poderia ser reciclado vai ter que ir para o rejeito”, lembra o administrador do local.

 

Desde que o projeto de Reativação da Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos começou a ser trabalho na cidade algumas coisas já mudaram. “Diminuímos o rejeito e aumentamos o reciclável. Isso mostra que as pessoas estão se conscientizando da importância que é separar o lixo para elas e também para o meio ambiente”, destaca. 


Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Maracajá

Veja também