Unesc Araranguá recebe Escola do Legislativo para firmar parcerias

Diretora Izabel Regina de Souza recebeu equipe da Alesc para definir estratégias para levar projeto à região do Vale


Há poucos meses de completar dois anos na cidade das avenidas, a Unesc Araranguá segue em ritmo acelerado no que diz respeito ao desenvolvimento do Extremo Sul. Nesta segunda-feira (19/7) a diretora Izabel Regina de Souza recebeu a coordenadora da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, Adeliana Dal Pont, para firmar parcerias e trazer cursos de capacitação para a região. “O papel da Universidade Comunitária é estar ao lado da comunidade para promover o seu desenvolvimento, seja ele econômico, social, ambiental ou cultural e essa parceria com a Alesc vem ao encontro desse propósito”, comentou a diretora.

A equipe visitante levantou diversos cursos que poderão ser executados em parceria com a Unesc já a partir de setembro. “A Alesc tem a Escola do Legislativo à disposição da sociedade e investe onde as pessoas mais precisam de conhecimento. Por isso procuramos a Universidade para firmar a parceria. Queremos ajudar, ouvir as principais demandas e onde podemos auxiliar de maneira assertiva”, explicou Dal Pont.

De acordo com o gestor do Núcleo de Formação Política da Escola, Paulo Cesar Wilpert, por meio da Sala dos Municípios, a Unesc já realizou projetos de sucesso com a Escola do Legislativo. “Já tivemos uma experiência na Unesc bastante positiva no Seminário de Gestão Pública, realizado em 2019 e que reuniu prefeitos, secretários e agentes públicos, por isso queremos repetir a parceria”, comentou.

Entre as possibilidades ofertadas pela Escola do Legislativo e que deverão ser ofertadas para os municípios da região estão o seminário oferecido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que trata de informações relevantes e sua importância para as cidades; comunicação e estratégia para vereadores nas redes sociais; formação continuada de vereadores mirins; técnicas redacionais; cursos de licitação; entre outros.

Para a diretora da Unesc Araranguá, um dos projetos de maior interesse está na formação continuada de vereadores mirins. “Hoje a evasão escolar é muito grande. Com este projeto, poderemos trazer os estudantes para dentro da Universidade e criar pertencimento. Eles precisam internalizar que aqui é um lugar para eles sim, que eles podem sonhar e realizar. A Universidade não é algo distante ou fora da realidade deles”, afirmou.

Nas próximas semanas, a Unesc Araranguá deverá divulgar os cursos ofertados em parceria com a Escola do Legislativo e o processo para inscrição. Todos os cursos serão gratuitos.

Fonte: Aicom / Assessoria de Imprensa Unesc
Imagens: Paula Darós Darolt

Veja também