Unesc e Senai realizam a 20ª edição do EnModa

Tradicional evento mais uma vez mostrou o talento dos alunos graduandos em Design de Moda


Com inspirações que vêm desde a infância e alcançam até a quebra de paradigmas e a busca pelo respeito, os acadêmicos da 7ª e última fase do curso de Design de Moda Unesc/Senai mostraram a que vieram ao mundo da moda. O que esteve na passarela na noite desta quinta-feira (07/07) na AM Master Hall no 20º EnModa é fruto de um conjunto que vai além da inspiração por si só e envolve as experiências conquistadas ao longo de toda a graduação, somada a defesas e experiências vividas.

O terceiro dia de EnModa, dia que fecha com chave de ouro a programação do evento, cumpriu a missão de entrar para a história de realização dos acadêmicos e professores participantes. Para o estudante Emanuel Goulart, que levou à passarela a coleção “Two Much”, este era um dos dias mais esperados de toda a trajetória desde o início da graduação. “A gente já entra na faculdade imaginando e esperando o dia do EnModa, assim como da formatura. É muito especial”, comentou.

Ao surpreender e arrancar aplausos da plateia com a ousada coleção criada, Emanuel realizou aquilo que tem como propósito e características: apostar no diferente e utilizar a moda como janela para defesas de lutas como o respeito à causa LGBTQIA+. “Enxergo a moda como uma forma de expressão e uma janela importante para essas defesas. Com a coleção que apresentei, exatamente como criei nos desenhos, me sinto realizado e pronto para encarar o mundo com todas as experiências que adquiri”, concluiu o jovem, que apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na última semana e agora só aguarda a formatura para apostar ainda mais na marca própria, Emmanuel Goulart Couture.

Para a coordenadora do curso de Design de Moda Unesc/Senai, Charlene Vicente Amâncio Nunes, o desfile finaliza um processo intenso de formação da graduação para todos os aspectos do ramo da moda. “Estamos muito bem representados com esses 11 formandos que mostram hoje suas habilidades e competências nas coleções criadas e colocadas em prática”, destacou.

A gerente executiva do SESI/SENAI, Graziela da Silva Branco, mais uma vez prestigiou o evento que já é tradição em Criciúma. Conforme ela, após 20 anos de sucesso absoluto do EnModa, o próximo desafio apresentado será a reformulação do projeto. “Vamos apresentar o desafio na próxima semana com a ideia de estimular a criatividade na proposição de mudanças para esse evento que já é tão consolidado e sinônimo de sucesso. São 22 anos dessa brilhante parceria entre Senai e Unesc na qual temos a busca constante pela inovação”, acrescentou.

Diversas fases envolvidas

Desde terça-feira (05/07) acadêmicos das mais diferentes fases da graduação participam do EnModa em modelo híbrido. Ao longo dos dias foram apresentados os projetos Design Experimental – Criação de produtos de moda, pela 1ª fase; Conceito – Criação de modelos por meio da técnica de moulage, pela 2ª fase; Eu Que Fiz – Criação de uma coleção de moda com a temática do Metaverso, pela 3ª fase; e Cápsula – Criação de coleção de moda em parceria com a marca Plus Size “Grande Marca” de Criciúma, pela 4ª fase.

Os primeiros dois dias de evento foram transmitidos ao vivo pelo canal da Unesc TV no Youtube.

Fonte: Agecom / Agência de Comunicação Unesc
Imagens: Mayara Cardoso

Veja também