Unesc promove aula-show com o chef Claude Troisgros

Profissional é um dos integrantes do reality Mestre do Sabor, na TV Globo

Claude Troisgros, renomado chef de cozinha francês e um dos grandes nomes da gastronomia brasileira, compartilhará sua experiência com estudantes e adeptos da gastronomia em uma aula-show. O evento, promovido pela Escola de Gastronomia da Unesc, ocorre nesta terça-feira (29/10) no Palazzo Delle Acque, em Nova Veneza, a partir das 20 horas. O momento especial, com foco no curso superior tecnológico de Gastronomia da Universidade, terá caráter exclusivo para os acadêmicos, incluindo estudantes do curso de tecnologia em Gestão em Turismo, profissionais do segmento e convidados.

Segundo a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a vinda do chef reforça o compromisso do curso com a qualidade da graduação e com o desenvolvimento da área gastronômica no Sul catarinense. “A Universidade mais uma vez olha para a região onde está inserida e reconhece suas possibilidades de crescimento, investindo em capacitação de excelência em áreas de latente necessidade profissional. A vinda de Troisgros é mais um momento para fortalecer e qualificar os setores de hospitalidade no Sul de Santa Catarina, dentro do propósito da Instituição em colaborar com o desenvolvimento socioeconômico”, afirma.

O profissional, eleito chef do ano por diversos veículos como Revista Veja, Prazeres da Mesa, Guia Quatro Rodas e a revista inglesa Restaurant Magazine, há 15 anos é apresentador no canal GNT e atualmente comanda no canal o “Que Marravilha”, onde ensina receitas aos telespectadores. Ainda no GNT, apresenta ao lado dos chefs Felipe Bronze, André Mifano e Helena Rizzo o The Taste Brasil. Em outubro, estreou o reality Mestre do Sabor na TV Globo.

O coordenador do curso de Gastronomia da Unesc, Marco Antônio da Silva, enaltece a oportunidade de aprender com um profissional renomado, sofisticado e de grande importância para a transformação da cozinha brasileira. Conforme Silva, o chef uniu a gastronomia de seu país, a França, e os temperos brasileiros, se tornando referência no assunto e habilitando-o a abordar o assunto da aula-show “Liderança e empreendedorismo no setor da gastronomia”. “Além de ter uma carreira marcada pelo pioneirismo, Troisgros é um líder de sucesso frente a empreendimentos próprios. Dentro do planejamento da graduação, mapeamos perfis de sucesso em todo o Brasil, para proporcionar momentos como este, que seguirão sendo foco do curso”, ressalta o coordenador.

Saiba mais sobre a carreira do renomado chef

O nome Troisgros circula no cenário gastronômico há quatro gerações. A família começou sua tradição na França dos anos 30. Pioneiro, Jean-Baptiste, o avô, provocou um tumulto no restrito círculo culinário francês ao sugerir vinho tinto como acompanhamento de peixe. Seguindo os passos de seu avô, formou-se pela Escola de Hotelaria Thonon Les Bains, Claude Troisgros e chegou ao Brasil pelas mãos de Gaston Lenotre, que há 40 anos atrás desbravava a gastronomia carioca com o Le Pré Catelan, onde o  chef então trabalhou.

Nos seus 40 anos de permanência no Brasil, Claude Troisgros abriu vários restaurantes e tornou-se consultor de tantos outros. No exterior fez história também. Sua cozinha já viajou o mundo todo, encantando desde astros da música pop como Mike Jagger e Elton John às autoridades como os presidentes Clinton e François Hollande.

Pelo Olympe, no Rio, premiado pela crítica internacional como um dos 50 melhores restaurantes da América Latina, com 1 estrela no Guia Michelin, passaram pratos fascinantes como a Terrine de Palmito Pupunha com Foie Gras e rapadura; Gnocchi de batata roxa e bacalhau imperial, com queijo da Canastra e a crepe soufflé de maracujá. Em 2017 a cozinha passou para as mãos do filho Thomas. Nos últimos anos inaugurou novos restaurantes como CT Brasserie , CT Boucherie, Chez Claude e  Le Blond versões  de sua cozinha mais informal, que fazem parte do Grupo Troisgros Brasil.

Texto: Imprensa Unesc

Fotos: Divulgação

 

 

Veja também