Unesc recebe nova tecnologia para reabilitação motora

Equipamento foi doado pela Federação das APAEs de Santa Catarina

A Unesc recebeu um grande aliado para a reabilitação motora de pessoas com deficiência na manhã de sexta-feira, 13. A Federação das APAEs de Santa Catarina fez a doação de um PediaSuit ao CER II (Centro Especializado em Reabilitação Unesc). O equipamento ajuda no tratamento de indivíduos com distúrbios neurológicos, paralisia cerebral, atraso no desenvolvimento, lesões traumáticas cerebrais, autismo e outras condições que afetam as funções motoras e cognitivas.

 

“É uma nova tecnologia para pessoas com deficiência. Vamos utilizá-lo em atendimentos e também para promover pesquisas, comprovando cientificamente o seu benefício. Com isso será possível incorporar o tratamento às políticas públicas do SUS”, explica a coordenadora do CER, Lisiane Tuon. O equipamento ainda será montado, junto ao Serviço de Fisioterapia da Unesc, e deve iniciar o seu funcionamento em abril.

 

O presidente da Apae de Criciúma, Luiz Sidney Citadin, acompanhou a entrega. “Possuímos um PediaSuit na Apae e já temos resultados muito promissores, de crianças que só passeavam no colo e agora estão caminhando”, comenta.

 

“Quanto mais pessoas forem atendidas, melhor. Fizemos a doação, pois percebemos que a Unesc poderia ajudar a comunidade e às Apaes”, destaca o vice-presidente da Federação das APAEs de Santa Catarina, Zelito Antônio Silva.

 

Conheça o PediaSuit

 

O PediaSuit teve sua origem na Rússia na década de 1970, quando cientistas criaram um método para restaurar as funções motoras e cognitivas dos astronautas que retornavam do espaço. O equipamento, também conhecido apenas como Suit, consiste em colete, touca, shorts, joelheiras, calçados e um sistema de elásticos ajustáveis, posicionados para reproduzir a musculatura. Este equipamento fica dentro do Spider, uma gaiola de metal. Ao trabalhar com os elásticos e a roupa, o PediaSuit consegue corrigir e restaurar movimentos.

 

Assessoria - Davi Carrer

Veja também