Unesc tem projeto de pesquisa sobre saúde de pessoas com diabetes aprovado em edital do CNPq

Professora doutora Luciane Bisognin Ceretta será a líder do estudo


A qualidade da pesquisa realizada pela Unesc tem sido cada vez mais reconhecida em âmbito nacional, dada a quantidade de projetos aprovados em editais de órgãos de apoio e fomento à ciência. Recentemente, a Universidade recebeu a notícia da aprovação do projeto de pesquisa “Avaliação da Efetividade da Atenção Primária em Saúde” (Avaliação DM) junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O estudo, que tem como líder a professora doutora e reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, foi contemplado com o segundo maior recurso financeiro entre os selecionados.

Foram submetidos ao processo seletivo do edital do CNPq, 117 projetos de todo o país, sendo apenas 21 aprovados. Os recursos previstos para o projeto da Unesc são da ordem de R$ 296 mil reais, que serão distribuídos também em uma bolsa de pós-doutorado e outras de iniciação científica para estudantes de cursos de graduação da Universidade.

Luciane, que é pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) da Unesc e atua na linha de Modelos de Atenção em Saúde, explica que o projeto tem o objetivo de avaliar a efetividade de um conjunto de intervenções associadas sobre a saúde dos pacientes com diabetes, levando em consideração que as doenças crônicas estão sendo fortemente atingidas pela pandemia de Covid-19.

A “Avaliação DM” será desenvolvida no município de Criciúma com pacientes cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS) e que utilizem a atenção primária para tratamento de saúde. O projeto iniciará ainda em 2020 e a conclusão é estimada para o fim de 2021.

“Os resultados deste estudo vão contribuir muito com a organização dos serviços de saúde, que precisarão se reinventar para atender às demandas reprimidas do sistema de saúde, sobretudo no que se refere a pessoas com doenças crônicas e diabetes”, afirma.

Comprometimento e dedicação
Luciane ressalta que o projeto é resultado do trabalho de uma equipe de pesquisadores muito comprometida e dedicada a fazer ciência de excelência, de modo a contribuir com a vida das pessoas. “As nossas pesquisas com organização de serviços de saúde e com diabetes são amplamente conhecidas e a aprovação deste projeto confirma este reconhecimento da qualidade do que produzimos em nossa Unesc. Em um ano difícil como o de 2020, com a pandemia em curso, dispor deste recurso para a continuidade das nossas pesquisas é fantástico. Para nós pesquisadores, é motivador e nos convoca a fazermos sempre melhor”, salienta.

Além de Luciane, o projeto será desenvolvido pelos professores doutores e pesquisadores da Unesc, Lucas Helal, Vanessa Iribarrem Avena Miranda, Vanessa Pereira Corrêa, Joni Márcio de Farias, Lisiane Tuon Generoso Bitencourt e Cristiane Damiani Tomasi e o professor mestre e pesquisador da Universidade, Emanuel de Souza.

Fonte e Imagens: Milena Nandi / Assessoria de Comunicação Unesc - Aicom

Veja também