Uva Goethe: Encontro com Slow Food inicia tratativas para transição de comunidade para fortaleza

Região Sul de Santa Catarina reconhecida internacionalmente na produção de Uva Goethe

 

Um alimento introduzido há 120 anos na região Sul de Santa Catarina e que teve seu cultivo mantido ao longo das décadas, de geração para geração. Assim é a singular uva Goethe, rara variedade reconhecida pelo movimento internacional Slow Food como comunidade brasileira desde 2007 e recentemente inserida no catálogo mundial "Arca do Gosto", entre 750 produtos ameaçados de extinção. 

 

Produtores de uva e vinho Goethe e integrantes de associações ligadas à cultura italiana, como a Trevisani Nel Mondo de Urussanga, almejam a consolidação do território e a proteção deste alimento. Por este motivo, no sábado, dia 18, um grupo recebeu, na Vigna Mazon, a coordenadora e facilitadora do movimento Slow Food em Santa Catarina, Giselle Miotto. 

 

O encontro com almoço harmonizado deu início aos encaminhamentos para a transição da categoria de Comunidade do Alimento - Arca do Gosto para Fortaleza. De acordo com Giselle, a atividade de diagnóstico é feita nas Comunidades do Alimento através do projeto "Alimentos bons, limpos e justos", uma parceria entre Slow Food Brasil, UFSC e Cead. 

 

"A intenção em Urussanga foi reunir pessoas interessadas em se aproximar dos conceitos do Slow Food em torno da produção de uva e vinho Goethe. Neste diagnóstico o grupo concluiu a necessidade de aproximação dos produtores, das cantinas e de novas pessoas. O movimento Slow Food prima pela produção boa, limpa e justa e também de formas tradicionais de técnicas. A missão da comunidade Uva Goethe é se aproximar cada vez mais destes conceitos e a partir disso fazer um planejamento do que precisa ser feito para alcançar isso. Chegar a Fortaleza é um caminho a ser trilhado e traçado. Hoje na América Latina não tem nenhuma Fortaleza com especificidade de produção de uva e vinho. A proposta é unir essa Comunidade do Alimento com outras do Sul do Brasil para se fortalecerem e quem sabe no futuro iniciar a criação de Fortalezas com esse produto", explica Giselle.

 

O território Vales da Uva Goethe também é detentor da primeira e única Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência (IP), do setor vitivinícola de Santa Catarina. Nesta região são produzidos vinhos brancos, frisantes e espumantes que apresentam sabor marcante e refrescante acompanhado de um delicioso aroma frutado e floral com notas de mel. 

 

Release: Eliana Maria Maccari

Veja também