Uva na dieta? Por quê?

Estudo recente diz que comer uvas alivia a artrose. Mas os motivos para consumir a fruta não param por aí

Estudiosos da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, notaram que a fruta ajuda a abrandar a dor e melhorar a flexibilidade das articulações dos joelhos. Segundo os especialistas, o efeito viria dos polifenois concentrados nas uvas. "É um indício importante de que alimentos aliviam o quadro, mas precisa ser mais investigado", pondera o médico Ricardo Fuller, da Sociedade Brasileira de Reumatologia. De qualquer forma, não custa experimentar. Frutas são sempre bem-vindas à rotina.

 

Outros benefícios

Além de estar cheia de carboidratos - que fornecem energia para o corpo -, a uva atua na prevenção de diversas doenças. Rica em antocianina (um potente antioxidante), ela ajuda a evitar a formação de coágulos nos vasos. Com isso, o risco de os males cardiovasculares aparecerem diminui bastante. Estudos apontam que a fruta ainda eleva o sistema imunológico, afasta o câncer e preserva a memória.


Variedades

 

Niágara - É a mais consumida entre os brasileiros. Sorte nossa porque também está entre as mais recomendadas devido ao seu alto teor de antioxidantes.

 

Itália - Seu forte são as doses generosas de vitaminas do complexo B, cálcio e potássio. Ela também é conhecida por suas propriedades antibacterianas e antivirais.

 

Rubi - De origem europeia, ela tem muita vitamina C e resveratrol, uma substância que atua na prevenção de diversas doenças - de infarto a câncer. É uma boa pedida pra quem quer reduzir os níveis de LDL, o mau colesterol.

 

Saúde

Veja também