Vestibular sem neuras com 10 dicas simples

Cuidados básicos que fazem toda a diferença na hora da prova

 

O nervosismo pode ser o principal inimigo daqueles que se sentem ansiosos em momentos como esse. Mas fique tranquilo e confira as dicas que nós separamos para passar pela prova sem neuras.

1 - Cuidado com o tempo
Você vai ter cinco horas para fazer a prova, pode parecer bastante, mas o vestibular traz 63 questões objetivas, além da redação. Fique atento ao relógio, mas não tenha pressa para terminar a prova, use cada minuto para garantir um notão.

2 – Faça as questões mais fáceis primeiro

Pegue aquelas matérias que você já domina e faça elas primeiro. Depois de matar as fáceis, comece as difíceis. Lute por cada questão, não desista. Se alguma estiver complicada demais passe para a próxima, e assim vai.

3 – Mantenha a atenção na prova

O foco é a ferramenta mais importante durante a prova. O nervosismo pode aparecer, mas mande ele embora, você se preparou pra isso e agora é o momento de mandar ver. Esqueça as pessoas ao seu redor, esqueça a comemoração do Dia dos Namorados e mantenha a atenção.

4 – Durma bem na noite anterior

São muitas horas de prova e o cansaço pode ser o seu maior inimigo. Na noite anterior, tente se acalmar, fazer exercícios de respiração e relaxar para ter uma boa noite de sono.

5 – Cuidado com a alimentação

Esteja bem alimentado, mas cuidado com comidas muito pesadas. É importante equilibrar alimentos leves e hidratação. A falta de qualquer um dos dois pode causar enjoos, lentidão, falta de atenção, desmaios e outros problemas.

6 – Separe documentos e materiais

Certifique-se que está tudo certo antes mesmo de sair de casa. Não esqueça documentos e canetas que você irá usar na prova. Organização é tudo nesse momento.

7 – Consulte o local da prova

Saber onde você vai fazer a prova é importante, não deixe para descobrir isso na última hora. Também é importante chegar com antecedência, então esteja preparado e não se atrase.

8 – Revise, revise e revise

Leia e releia tanto as questões quanto a redação. Além disso, preste muita atenção na hora de transcrever as respostas da prova para o gabarito, muitas pessoas já se deram mal neste momento, então cuidado para não acontecer um desastre.

9 – Leve lanchinhos e um agasalho

Nesta época do ano, com temperaturas normalmente mais baixas, é importante tomar cuidado de bem agasalhado. O frio pode desperdiçar sua energia e distrair a sua atenção à toa. Barrinhas de cereais podem ajudar a manter a energia.

 

10 – Dê atenção à redação

A redação tem um peso grande na nota da avaliação, e você não pode fazer ela de qualquer jeito. Cuidado com os erros de português e concordância. Além disso, é importante que o texto tenha começo, meio e fim. Não deixe nenhuma ponta solta.

-- 

Release: Mayra Lima | Setor de Comunicação Integrada - Unesc

 

Veja também