VIII Jornada Espacial Brasileira

Danilo dos Santos, de Maracajá, representou a região no evento nacional que reuniu alunos interessados na área espacial

 

O aluno Danilo dos Santos Cardoso, da EEB Manoel Gomes Baltazar, de Maracajá, estudante do 3º ano do ensino médio, acompanhado da professora Jussara Maria Carvalho Lemoyne, da EEB Araranguá, que acompanhou e orientou o aluno nas atividades propostas pela Olimpíada Brasileira de Astronomia no decorrer de 2012, participaram da VIII Jornada Espacial realizada no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em São José dos Campos - SP, entre os dias 18 e 23 de novembro. Na programação do evento estavam palestras, experimentos e visitações.

 

Danilo, bem como os demais 113 estudantes de 22 estados e do Distrito Federal, foram os estudantes de ensino médio mais bem colocados nas questões de astronáutica da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e, como prêmio, ganharam a chance de participar do evento. No entanto, 800 mil alunos, distribuídos por 10 mil escolas de todos os estados do Brasil, participaram da OBA em 2012 e também gostariam de estar ali. Por isso, os alunos selecionados têm responsabilidade de disseminar o conhecimento adquirido no evento para outros professores e alunos não presentes.

 

O evento visava despertar nos jovens o interesse pela área espacial, revelar novos talentos e permitir aos alunos um contato direto com profissionais que atuam na área espacial. “Quero estudar Astrofísica em Harvard, nos Estados Unidos, e a Jornada enriquecerá muito meu currículo. Tenho certeza que a participação no evento aumentará minhas chances de ser aceito na universidade norte-americana”, contou Danilo Cardoso, de 17 anos.

 

 

Fonte: SDR Araranguá

Veja também