Vinho e comida: o que combina?

Dicas para harmonizar a bebida com diferentes tipos de pratos

 Nada melhor do que uma ótima refeição acompanhada de um bom vinho não é mesmo? Mas muitas pessoas costumam se atrapalhar na hora de escolher o vinho. Por isso separamos alguns pratos e os vinhos certos para cada um. Confira:

 

Carnes

A carne bovina combina bem com vinhos tintos, como o Cabernet ou o Malbec. Já o cordeiro cai bem com um Syrah. A carne de porco pede um branco como o Riesling ou um tinto complexo como o Pinot Noire. Se você fizer carne com molhos condimentados pode ressaltar o tempero com um vinho à base de uvas combinadas, como o Cabernet com Malbec ou Sauvignon.

 

Massas

Para massas em molho leve são indicados vinho Branco jovem ou maduro, Tinto leve ou de médio corpo. Quando em molho vermelho ou com condimentos o aliado perfeito é o tinto maduro de médio corpo a robusto. 

 

 Comida vegetariana, japonesa e pratos picantes

Comidas vegetarianas pedem vinhos como o branco jovem ou  italiano Lambrusco.

Quando o assunto é comida japonesa o que deixa a refeição ainda mais saborosa é o toque doce. Por isso procure por vinhos suaves, que são  ótimos acompanhantes dessa culinária.

Para os pratos picantes, assim como a comida japonesa, o ponto que se destaca no vinho é o doce. Por isso procure investir em um Shiraz branco ou Savignon branco que podem deixar a refeição deliciosa.

 

Peixe e frutos do mar

No caso de peixes Grelhados, em molho leve ou crus (sushi) evite vinhos brancos fermentados ou maturados em barrica. Vinhos brancos secos frutados levemente maduros são ideais para acompanhar esses tipos de pratos.

Para bacalhau, anchova, atum e salmão as melhores pedidas seriam: vinho Tinto, Branco maduro, ou Rosé.

 

Além dessas dicas, lembre-se que todo vinho tem um tipo de clima, vinhos brancos para o calor e tintos para o frio. Agora é só surpreender seus convidados num jantar maravilhoso! Aproveite!

Informações: academia do vinho

Veja também