A feira calçadista SICC deve ser a garantidora de negócios para o segundo semestre

Evento em Gramado vai colocar fabricante e lojista frente a frente, potencializando a comercialização.

A próxima edição do SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado vai concretizar a união das atuais relações de mercado do setor calçadista, especialmente entre a indústria e o varejo. Será o primeiro encontro presencial do setor, já com o controle da pandemia com a vacinação em andamento, que vai trazer a vivência das práticas das vendas on-line utilizadas no ano passado. “A tecnologia foi muito importante no ano passado. Mas ela deve estar sempre a serviço das pessoas. Entretanto, nada substitui o relacionamento, o vínculo emocional dos encontros que estabelecem confiança entre as pessoas. E isto tudo o SICC vai reavivar”, diz Maribel Christiane da Silva, diretora Comercial e de Marketing da Beira Rio, uma das empresas que teve sucesso no meio digital, chegando a ter cerca de 50% do resultado comercial com negociações on-line, no ano passado. O SICC será de 24 a 26 de maio de 2021, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado (RS).

- A união do presencial com o digital é a definição mais precisa de um evento atual, moderno”, diz Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos, promotora do SICC. “Desde março do ano passado, percebemos a evolução nas relações comerciais e que, a partir de então, seriam utilizados estes dois ambientes. Um, pela rapidez e pela amplitude e o outro, pelo calor humano. Acredito que agora em maio será realmente a celebração destes momentos com os lojistas nos pavilhões, matando a saudade dos seus parceiros, olhando e tocando os produtos. Nos estandes serão feitos pedidos para o segundo semestre e também encaminhadas novas negociações, que serão finalizadas posteriormente no meio digital”, diz Pletsch. Maribel Christiane da Silva, afirma também que o SICC deve ser a feira da retomada dos negócios efetivos, “pois acredito no vínculo emocional gerado pelos encontros presenciais, onde podemos passar conhecimento e informações sobre as novas coleções dos nossos produtos. Este será o momento para recuperar este tempo de ausências”, acentua ela.

A presença do relacionamento pessoal, do calor humano também é um fator decisivo para Sebastião Siqueira, gerente comercial da Opananken. “O SICC sempre foi uma feira marcante, mas, nesta edição vai virar a página de todos os momentos de angustia que passamos nos últimos meses,” diz ele.  As vendas para o mercado interno da Opananken são realizadas, prioritariamente, com o uso da prática tradicional “por isso, acredito que a feira será decisiva para nós, deve ser a grande arrancada para o segundo semestre”, enfatiza Siqueira. 

Adriana Dias Rinaldi, gerente comercial da Freeway, também acredita que a feira vai dar o pontapé inicial para as vendas, especialmente para o Dia dos Pais. “Já estaremos com a pandemia controlada através do avanço da vacinação e assim, acredito, que a feira vai ser um elo  agregador tanto nos negócios como no relacionamento dos profissionais do setor com troca de afeto e novos conhecimentos destes momentos tão desafiadores que estamos vivendo”, finaliza ela.

Fonte: Marta Araújo / Assessoria de Imprensa

 

Veja também