Após sete anos, Boia Cross é retomado em Praia Grande/SC

Após sete anos, Boia Cross é retomado em Praia Grande/SC

Um evento, verdadeiro símbolo de Praia Grande está de volta. Após sete  anos, o Boia Cross, atividade esportiva que nasceu na cidade e, inclusive, foi patenteada como evento pela prefeitura, acontece  nesta semana de 12 a 14 de abril, no Balneário Bira, no Centro da Cidade. Esse retorno promete resgatar a emoção das competições, bem como os laços comunitários que envolvem esta tradição.

Cercada por uma natureza exuberante repleta de rios e cachoeiras, banho e brincadeiras na água são parte do dia a dia de quem mora na Capital dos Canyons. Descer as corredeiras em câmaras de pneus de tratores ou caminhões se tornou uma das atividades preferidas. Até que, no começo dos anos 80, um grupo de amigos resolveu competir fazendo “corridas” de boia, o que começou a reunir um pequeno público para assistir. Foi então que em 25 de janeiro de 1985 surgiu o primeiro Boia Cross.

A expectativa em torno desta edição é grande, já que une o peso da história do evento com a carência dos sete anos em que ele não foi realizado. “Se tem uma modalidade esportiva que represente Praia Grande é o boia cross. Todos que moram aqui têm uma memória afetiva muito forte com esse evento que foi crescendo. A partir de sexta-feira vamos retomar essa essência nostálgica de trazer as famílias para o Bira, que estará de cara nova com as reformas. Queremos promover o sentimento de união da comunidade em torno de algo genuinamente nosso, seja nas competições ou para prestigiar todas as atrações culturais que estamos trazendo”, diz o prefeito Elisandro Machado (Fanica).

Programação

O evento terá os shows nacionais dos Acústicos & Valvulados, na sexta-feira, às 23h, e Dazaranha, no domingo, às 20h15min. Também está prevista feira de economia solidária, além de shows com as bandas Ravenna’s, Genérica, Tio Paul in Concert, Goback, Mithra e Roque e Cia.

Haverá competições em 17 categorias, além de outras modalidades esportivas como vôlei e futebol. Ainda serão escolhidos o Garoto e Garota Boia Cross no sábado (13). A estrutura conta com área para camping e praça de alimentação.

A realização é da prefeitura e a entrada é 1 kg de alimento não perecível.

Veja também