Aventure-se pelo litoral do Caminho dos Cânions

O Sul Maravilha é sempre destaque quando se falam em belezas naturais de Santa Catarina

Às margens da BR-101 encontram-se os dois maiores municípios do Caminho dos Cânions: Araranguá e Sombrio. Eles são a porta de entrada para o litoral ainda bastante preservado da região. Araranguá é a cidade mais populosa, com cerca de 60 mil habitantes, boa infraestrutura hoteleira e de comércio e serviços, além de possuir atrações naturais de grande beleza, como o Morro dos Conventos. Já Sombrio possui a maior lagoa de água doce do estado, a Lagoa do Sombrio, com 54 km2. Os balneários Arroio do Silva, Gaivota e Passo de Torres completam o roteiro, com dunas, lagoas, furnas e praias de faixa de areia longas.

 

Araranguá

Ecoturismo e compras são os dois principais atrativos de Araranguá, município colonizado por descendentes de açorianos, italianos, alemães e afro-brasileiros. A região central da cidade possui avenidas largas e comércio intenso, incluindo bares, restaurantes e casas noturnas. Indo para o litoral, o destaque são as praias, lagoas, dunas, restingas, furnas e a foz do Rio Araranguá. Um dos mais belos cartões-postais do Sul do país fica nessa região: o Morro dos Conventos. Em vários locais, a natureza proporciona condições perfeitas para a prática de voo livre, sandboarde atividades off-road, além de cavalgadas programadas para o Parque Aparados da Serra.

 

Sombrio

As atrações naturais e o turismo de compras são os principais destaques de Sombrio. O município possui indústrias calçadista, cerâmica, moveleira e alimentícia, além de artesanato de qualidade. O Calçadão Cultural e a Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua são visitas obrigatórias no Centro, onde se percebe os traços da colonização açoriana e portuguesa, predominantes na região. Não deixe também de fazer um passeio pela Lagoa do Sombrio – a maior lagoa de água doce do estado – o Morro da Moça e o complexo Furnas de Sombrio, conjunto de quatro grutas localizado às margens da BR-101.

 

Balneário Arroio do Silva

A longa praia de 22 km de extensão é a principal atração do Balneário Arroio do Silva. É nela que acontece a maioria das atividades esportivas e recreativas organizadas pela Prefeitura, especialmente no verão. O destaque é a Arrancada de Caminhões, um dos maiores eventos do gênero no mundo, atraindo até 100 mil pessoas todos os anos. A Plataforma de Pesca Entremares, outro ponto de interesse turístico, fica a 5 km do balneário central, na Praia da Meta. A Festa do Peixe (julho) e as Festas de Verão são os eventos de maior destaque da região.

 

Balneário Gaivota

Com praias interligadas, dunas, lagoas, restingas e remanescentes de Mata Atlântica, Balneário Gaivota é um destino tranquilo a maior parte do ano. No verão, turistas vindos principalmente do Rio Grande do Sul mudam a rotina da cidade, ocupando os hotéis, pousadas e casas de veraneio. Surfe, pesca e motonáutica são praticados em toda a orla de cerca de 23 km. A movimentada Praia da Gaivota, no Centro, e a sossegada Lagoa Cortada, próxima à Praia da Janaina, são os principais atrativos do balneário. A Festa de São Sebastião, em janeiro, é o evento mais importante do município, atraindo milhares de fiéis até a igreja do bairro da Figueirinha, a 6 km do Centro.

 

Passo de Torres

Localizada na divisa com o estado do Rio Grande do Sul, Passo de Torres é um balneário bastante procurado por surfistas. As praias dos Molhes, Rosa do Mar e Bella Torres são as mais famosas. Outras atrações são os passeios de barco para a Ilha dos Lobos (RS), unidade de conservação ambiental criada para proteger lobos e leões-marinhos, e o Morro dos Macacos, parque de proteção do macaco-prego, a 8 km do Centro. Destaque também para a Festa Nossa Senhora dos Navegantes (fevereiro) e a Festa do Peixe e do Pescador (maio, nos anos ímpares).

 

Informações: www.turismo.sc.gov.br

Fotos: Google

Veja também