Aventure-se pelos cânions de Aparados da Serra
Os cânions do Parque Nacional Aparados da Serra marcam o limite entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. A parte superior, conhecida como “Campos de Cima da Serra”, pertence ao estado gaúcho. Já os penhascos, baixadas e leitos de rios abaixo das bordas são catarinenses. Nos municípios de Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande estão os principais cânions: Itaimbezinho, Fortaleza, Malacara, Churriado, Faxinalzinho, Josafaz, Índios Coroados, Molha Coco e Amola Faca.
Praia Grande
Colonizada por descendentes de açorianos, portugueses e italianos, Praia Grande é um destino ecoturístico por excelência. O município fica nas baixadas dos cânions protegidos pelos parques nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral. A paisagem é de tirar o fôlego, com cachoeiras, piscinas naturais, rios pedregosos e imensos penhascos de até 1.000 m de altura. A região oferece boa estrutura turística, com hotéis, pousadas e operadoras de ecoturismo. Na maioria dos roteiros, o acompanhamento de guia credenciado é obrigatório. Além de atividades como trekking, canyoning, rapel, boiacross, passeios a cavalo, cicloturismo e off-road, existem lojas de artesanato e eventos que comemoram as tradições dos colonizadores e da cultura gaúcha.
Jacinto Machado
O ecoturismo catarinense tem em Jacinto Machado um de seus melhores destinos. O município é o principal acesso para o Cânion Fortaleza, o maior da região e um dos maiores do Brasil, com 7,5 km de extensão e até 1.157 m de altura. Trilhas centenárias utilizadas pelos tropeiros, cachoeiras, piscinas naturais, rios pedregosos e vegetação exuberante tornam o passeio pelo cânion uma verdadeira aventura, que deve ser feita com guias credenciados. Jacinto Machado também tem um museu que retrata a história do município e opções de compras de artesanato local e festas típicas, como a Banarroz, a Festa do Colono e o Rodeio Crioulo Nacional.
Timbé do Sul
O ecoturismo é o maior atrativo de Timbé do sul, cidade com 5.300 habitantes, distante 270 km de Florianópolis. Os maiores eventos da cidade são a festa do padroeiro São Roque, em agosto, e o Festival Sul-Brasileiro de Vôo Livre, em outubro, mas durante todo o ano os ecoturistas e aventureiros têm oportunidade de desbravar e praticar esportes radicais em recantos de rara beleza, como o Cânion do Amola Faca, a Cachoeira da Cortina, o Poço do Caixão e o Rio do Salto.
Morro Grande
Pequeno município com 2.900 habitantes, distante 248 km de Florianópolis, Morro Granfde possui estrutura turística modesta e belezas naturais que justificam plenamente uma visita. As Furnas das Três Barras, a Serra do Pilão e o Morro do Realengo são ideais para quem gosta de praticar trekking. As grutas indígenas escavadas pelos índios xokleng são curiosidades arqueológicas, e as cachoeiras do Risco (60 m) e Bizungo (110 m) são visitas obrigatórias.
Ilustrações: Google
Fontes:
www.turismo.sc.gov.br
www.timbedosul.sc.gov.br
www.morrogrande.sc.gov.br