Cãibra: o que é e como evitá-la

Exercícios sem dor!

Provavelmente você já teve cãibra alguma vez na vida, não é mesmo? Se sim, já sabe como dói quando o músculo repuxa muito. A dor chata aparece quando menos se espera; pode ser no meio da rua, ou quando está sentado no trabalho, e pode durar de alguns segundos a vários minutos. Por isso, é muito importante saber o que é a cãibra e, principalmente o que fazer para preveni-la e como se comportar quando ela aparece.

 

CAUSAS E MEDIDAS

As causas dessa contração muscular violenta e involuntária ainda são bastante discutidas entre os especialistas da área de saúde e bem-estar. O que existe são algumas pistas importantes para entendê-la. Por exemplo, quando os músculos carecem de condições adequadas para realizar um esforço diferente do habitual, é espasmo na certa. Quem exagera no tempo ou na intensidade do exercício pode sofrer cãibras por falta de vitaminas e sais minerais, o que leva à fadiga muscular.

 

A escassez de oxigênio na circulação também contribui para esse cansaço extremo dos músculos. Isso tudo por causa do excesso de ácido lático, uma espécie de lixo orgânico que se acumula nos tecidos musculares quando as células usam a glicose para obter energia. Ele permite ao músculo continuar o esforço sem necessidade de recorrer ao oxigênio proveniente dos pulmões. Em excesso, é como se a musculatura ficasse sem ar e com menos espaço para se mover – e isso gera fadiga. Por isso, a respiração correta é tão importante durante os exercícios.

 

O suor da atividade física é mais um fator que ajuda no desencadeamento de cãibras, já que a perda excessiva de sódio pode levar à contração muscular. Nestes casos, a desidratação é decisiva para a ocorrência do problema.

 

Além disso, quem faz muito esforço físico durante o dia pode ter contrações à noite. E quem não faz também – mas, nesse caso, a falta de sódio é o fator crucial.

 

O QUE FAZER?

Não existe um tratamento específico para essas contrações. O melhor a fazer é se condicionar antes de partir para atividades físicas mais exigentes, comer e beber o suficiente para suportar a carga extra do exercício e procurar respirar profunda e coordenadamente durante os treinos. Quem sua muito pode apostar nos géis de carboidrato e líquidos isotônicos, além da água. Feito isso, você já pode malhar em paz!


Mundo Verde

Veja também