Churrasco dos bons
O churrasco continua sendo um dos pratos preferidos dos brasileiros. Faça chuva ou faça sol, a carne assada é sempre uma boa opção para reunir os familiares e amigos. No entanto, algumas pessoas pecam na hora de escolher a carne para assar e o churrasco acaba não ficando tão gostoso quanto esperado.
É importante conhecer os tipos de carne para evitar o desperdício de tempo e dinheiro. A regra geral é escolher carnes com uma camada uniforme de gordura, podendo variar entre 2 e 5 centímetros de espessura. Mas se deve tomar cuidado para não confundir com o marmoreio, que é aquela gordura entremeada por toda a peça. Quanto mais marmoreio, menos a carne vai ser macia.
Rudimar Gomes, açougueiro há 35 anos, preparou algumas dicas para você não errar na hora de escolher a carne para o churrasco:
Qual carne escolher?
A escolha acontece a partir do gosto e da preferência de cada um. Carnes como picanha, maminha, contrafilé, alcatra, fraldinha e costela são as mais indicadas para o churrasco.
Qual tipo de corte?
Outro passo importante para deixar seu churrasco ainda melhor é acertar no corte da carne. Para a picanha é indicado cortar em medalhões de aproximadamente dois dedos, já a maminha não deve ser cortada. No caso da alcatra e da fraldinha é recomendado observar a fibra da carne e fazer um corte contra ela.
Qual carne não escolher?
São poucas as carnes não recomendadas para o churrasco. Vai depender muito da experiência e da criatividade de cada pessoa, no caso de dúvida não escolha o coxão de fora, patinho, lagarto e o músculo.
Da redação - Filipe Gabriel