Colegiado fará planejamento cultural estratégico para 2021 e 2022

O Colegiado de Cultura da AMESC realizou a eleição de seus representantes


O Colegiado de Cultura da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) realizou a eleição de seus representantes. Através de plataforma online, os dez representantes do extremo sul, definiram que o secretário de Cultura de Praia Grande, Kauê Belletini, será o coordenador do colegiado. A diretora de Cultura de Sombrio Rosângela Garcia Margute será a representante no CONGESC (Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina).

A coordenadora de Turismo e Cultura da AMESC, Helen Becker, organizou a reunião. Dez municípios contam com nomeados para o setor de cultura e participaram da votação. Três se disponibilizaram para a eleição: Kauê Belletini de Praia Grande (que teve seis votos), Rosangela Garcia Margute de Sombrio (com três votos) e Marcia Fernanda da Silva de Santa Rosa do Sul (um voto).

Helen expõe que após exta reunião extraordinária, será feita uma reunião, com objetivo de fazer um planejamento estratégico cultural para 2021 e 2022.

O gestor de Cultura de Passo de Torres e secretário adjunto do CONGESC, Jaime Luis da Silveira Batista, explica que o CONGESC, é o órgão de integração, desenvolvimento, fortalecimento e discussão de políticas públicas de cultura nos âmbitos municipal, estadual e federal, com apoio operacional e administrativo da Federação dos Municípios de Santa Catarina (FECAM), onde tem sede e foro, e suas Associações Microrregionais. Portanto emiti pareceres, informações e documentos que serão enviados aos gestores municipais de cultura, por meio da representação regional.

O CONGESC é a instância de deliberação dos Gestores Municipais de Cultura e se compõe de tantos representantes quantas forem as Associações de Município constituintes do quadro social da FECAM. Atualmente Cristiane Lima Farias, assistente de projetos e coordenadora de formação da EGEM, atua como coordenadora da área da cultura da FECAM.

A Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC), consecutivamente, tem representatividade no CONGESC, por meio do Colegiado de Cultura, com um titular e um suplente dos 15 municípios integrantes. A coordenadora de Cultura da Amesc, Helen  Becker, também tem representatividade no CONGESC. Todos que têm direito a essa cadeira devem ser obrigatoriamente gestores de cultura, independentemente da estrutura administrativa de cada município.

O Conselho tem como seu executivo o Comitê Gestor. Atualmente Jaime ocupa o cargo de Secretário Adjunto, representando a região Sul do Estado.  “Órgão importantíssimo para o setor cultural, o CONGESC representa e apoia os gestores municipais de cultura do Estado de Santa Catarina, estimulando sua organização regional e no âmbito nacional. Além de captar, armazenar e divulgar informações culturais para os órgãos municipais de cultura. O maior exemplo disso foi, e ainda é, sobre as articulações, marcos legais e prestações de contas da Lei Aldir Blanc, a lei emergencial da cultura, que garantiu muitos recursos para executar projetos, para muitos fazedores de cultura da região da AMESC”, analisa Jaime.

A AMESC está bem engajada no que tange o setor cultural, e vai articular, juntamente com seus 15 municípios, ações que vão valorizar cada vez mais esse setor, que é de grande importância para a sociedade. Importância simbólica, econômica e da prática da cidadania.

Fonte e Imagens: Renata Tonetto Angeloni / Assessoria de Comunicação da AMESC

Veja também