Coleta Seletiva de Lixo em Araranguá tem 17 pontos de entrega
Uma ótima notícia para a natureza foi anunciada na tarde de 15 de setembro pela prefeitura de Araranguá, com o lançamento da campanha da coleta seletiva, durante Feira de Ciências na Escola Jardim das Avenidas (CAIC). Uma iniciativa na qual a administração espera arrecadar 500 quilos (meia tonelada) de lixo reciclável por dia, ao mesmo tempo em que esta ação gere a conscientização dos moradores quanto à importância de separar o lixo. “Queremos aproximar o cidadão de que o certo para diminuir o lixo é trazer vida a ele, tudo se aproveita”, explica o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Rogério Pessi. Ainda, segundo o secretário, a principal justificativa dos araranguaenses não reciclarem é a falta de coletores nos bairros mais afastados, por isso além da distribuição de uma cartilha educativa para a população, a campanha conta com vários Pontos de Entrega Voluntária de resíduos (PEVs) espalhados por locais estratégicos e de maior circulação de pessoas, sendo eles os principais mercados, nas faculdades, igrejas, colégios e em todas as escolas municipais. Futuramente, conforme relata Rogério, a prefeitura pretende colocar os Pontos de Entrega em todos os postos de combustíveis da cidade.
Em todo o Brasil são produzidas 150 mil toneladas de lixo por dia, e cada membro deste país, descarta a média de um quilo de lixo diariamente, deste montante, pelo menos a metade poderia ser reutilizada ou reciclada (informações: Cartilha Meio Ambiente e Consumo). Somente a cidade de Araranguá contribui com o desperdício de 10 toneladas por dia de lixo que poderia ser reciclado. Afinal a reciclagem é a melhor forma de manter os recursos naturais conservados, evitando mais gasto de energia, a poluição do ar, solo e do habitat das espécies marinhas, além disso, é fonte de renda a diversas famílias de catadores.
A educação é uma forte aliada no alcance da consciência ambiental, por isso a prefeitura está palestrando nas escolas sobre a campanha para transmitir a mensagem ambiental onde ela gera mais frutos: a partir da sala de aula. Afirmação esta observada pelo professor de Ciências e coordenador do projeto ‘Verde É Vida’, Cilon S. Vieira: “Hoje percebo nas crianças uma grande mudança com relação ao meio ambiente, principalmente as da pré-escola, porque os pequenos cobram dos pais a luz acesa, o papel no chão, o cigarro, sempre honestos sem omissão nesta idade”, relata.
Cilon ainda lembra que todas as escolas possuem reciclagem, horta orgânica, coleta de óleo e de pilhas. Outro exemplo de ensino, de acordo com o professor, é que os alunos aprendem desde cedo seu papel social, com a criação do Clube do Lixo, da Árvore, cujos grupos de estudantes se encarregam de organizarem e recolherem os lixos entregues pelos colegas e seus familiares.
Com a entrega da ordem de serviço à Cooperativa de Catadores de Araranguá assim foi, oficialmente, dado início a nova coleta seletiva de lixo do município. Agora, cada família pode fazer a sua parte com a separação dos lixos domésticos, selecionar dele o material reciclável (todos juntos, limpos e ensacados) para levar nos 17 pontos de coleta apresentados em lixeiras amarelas, as quais recebem os quatro tipos de resíduos recicláveis (plástico, papel, metal e vidro). A prefeitura contratou empresa responsável para o transporte do lixo até a Cooperativa de Catadores, recolhendo nas segundas, quartas e sextas-feiras.
Ainda que a expectativa do município esteja em recolher 15.000 quilos (15 toneladas) de recicláveis de seus moradores, a principal meta realmente é mudar atitudes e promover, uma entre tantas maneiras eficientes, da harmonia entre homem e meio ambiente.
Organize-se para fazer a entrega de seu lixo em um dos seguintes pontos:
1 - Giassi Supermercado - centro;
2 - Giassi Supermercado - Cidade Alta;
3 - Supermercado Manentti - Urussanguinha;
4 - Supermercado Big Bem - Coloninha;
5 - Supermercado Big Bem - Divinéia;
6 - Mercado Minatto - Urussanguinha;
7 - Supermercado Sete - Mato Alto;
8 - Supermercado Sete - Vila S. José;
9 - Instituto Federal de Santa Catarina - Aeroporto;
10 - Colégio Maria Garcia Pessi - Cidade Alta;
11 - Prefeitura M. Araranguá - centro;
12 - Igreja Matriz - centro;
13 - Samae - centro;
14 - Colégio Castro Alves - centro;
15 - Colégio Murialdo - centro;
16 - Universidade Federal de Santa Catarina - Cidade Alta;
17 - Igreja Sagrada Família - Cidade Alta.