Crescimento do turismo interno impulsiona cadeia produtiva

Para 2022, perspectiva é positiva pelos roteiros de proximidade para finais de semana e feriados


O turismo doméstico cresceu no Brasil no ano passado e continua crescendo com muita força em 2022. Além de deslocamentos regionais por rodovias, portos e aeroportos, as embarcações de esporte e recreio, alugadas ou adquiridas foram procuradas como alternativa de lazer longe de aglomerações. Para 2022, perspectiva é positiva pelos roteiros de proximidade para finais de semana e feriados.

Sem dúvidas o ano de 2021 foi marcado pela retomada do setor de turismo doméstico o que contribuiu para o aquecimento de toda a imensa cadeia produtiva do setor. De acordo com o Conselho de Turismo (CT) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), a estimativa de crescimento da atividade turística foi de cerca de 16% neste ano, em relação ao anterior, com faturamento de R$ 151 bilhões. Os números ainda estão abaixo do registrado no período pré-pandemia (março 2020), mas o setor está se recuperando.

De acordo com o Ministro do Turismo Gilson Machado Neto, grande parte desse aumento no fluxo de turistas ocorreu nos feriados prolongados, que estimularam os deslocamentos. E segundo informações do próprio Ministério, 2022 deve continuar propício para o turismo interno já que haverá 11 dias de descanso em dias úteis previstos para o ano. “Este ano, vimos o turismo interno deslanchar, e os feriados prolongados foram essenciais para isso. Para 2022, a perspectiva é a melhor possível! Os turistas retomaram a confiança em viajar, estão reencontrando suas famílias, amigos e descobrindo lugares novos, diante do avanço da vacinação e a adoção de protocolos sanitários no setor de Turismo. Tudo isso estimula a movimentação do setor e, consequentemente, da economia, gerando emprego e desenvolvimento ao país”,afirma.


Balneário Camboriú – Foto: Power Produtora

Paralelamente à alta na movimentação de passageiros em portos, aeroportos e rodovias do país, o turismo náutico também se fortaleceu em 2021 e deve seguir em crescimento. Apenas para se ter uma ideia, em 2021, a Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e Implementos (Acobar) divulgou no fim do ano um faturamento esperado de cerca de R$ 840 milhões, aumento de 10% em relação ao anterior. De fato nosso Brasil possui um clima propício, ótimas condições marítimas, belíssimas paisagens naturais e inúmeros destinos para serem explorados pelas águas, tanto na costa brasileira como em vias interiores em lagos, rios e represas.

Fonte: Jefferson Severino / Jornalista e Diretor de Comunicação da Associação de Jornalistas e Blogueiros de Turismo do Brasil
Imagem Capa: Divulgação

Veja também