Dicas de aromas para ter em cada cômodo da sua casa

Perfumes podem trazer sensação de aconchego, relaxamento e até estimular os sentidos

Ter uma casa bem arrumada pode proporcionar saúde e bem-estar para as pessoas que lá habitam. No entanto, também é importante cuidar do aroma do local. Isso porque de acordo com uma pesquisa realizada pelo Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford, no Reino Unido, os odores podem influenciar no nosso estado psicológico e fisiológico.

De acordo com o estudo, os aromas e odores atingem diretamente as regiões do córtex piriforme, a amígdala e o córtex entorrinal. A amígdala está relacionada à aprendizagem associada à emoção, assim como o córtex piriforme e o córtex entorrinal se projetam para o hipocampo, onde a informação olfativa pode ser incorporada à memória de longo prazo.

Sendo assim, aromas agradáveis podem, além de servir de ferramentas para ajudar a aliviar o estresse, também ficar registrados em nossa memória.

Uma forma de estimular esse tipo de conexão é por meio da aromaterapia. Essa técnica utiliza, por exemplo, princípios ativos de plantas medicinais aromáticas para equilibrar o corpo e a mente.

A psicóloga e proprietária da consultoria By Sâmia Aromaterapia, Sâmia Maluf, explica que a técnica funciona justamente porque o nariz é uma espécie de porta para o cérebro. De forma que assim que chega a esse local, o cheiro começa a agir. Isso normalmente ocorre em menos de três segundos. Logo é possível dizer que a aromaterapia traz respostas imediatas ao organismo.

Um dos aspectos positivos dos aromas é que eles podem ser utilizados em diferentes esferas da nossa vida e a casa pode ser um local em que esses materiais podem contribuir para aliviar os sintomas de estresse, depressão e ansiedade.

A seguir você pode ver algumas sugestões de aromas para serem usados em diferentes cômodos da casa.

Entrada

No a autora Lora Cantele, explica que uma boa sugestão para se ter na entrada da casa é aroma de baunilha, pois esse tipo de cheiro pode trazer uma sensação de aconchego.

Sala

A sala é um local onde as pessoas se reúnem. Portanto, para esse local, a aromaterapeuta Amy Anthony, da Clínica de Nova York, recomenda o uso de aromas que sejam receptivos e estimulantes, como pinheiro silvestre e até limão.

O autor do livro The Healing Art of Essential Oils: A Guide to 50 Oils for Remedy, Ritual, and Everyday Us, Kac Young disse em entrevista à imprensa internacional que a sala também é um espaço de tráfego intenso. Logo, é necessário que seja feito uma limpeza de tempos em tempos. Por isso ele recomenda usar um difusor com óleos essenciais de eucalipto, limão ou lavanda.

Cozinha

Para a cozinha, os especialistas recomendam aromas cítricos, que também podem estimular a criatividade para pratos e temperos. Com isso, eles recomendam o uso de aromas cítricos, como limão, laranja, e hortelã.

Quarto

Diferentes tipos de óleos podem ser usados nos quartos, dependendo da intenção. Por exemplo, se o objetivo for criar momentos de descanso e relaxamento, uma boa opção é o aroma de lavanda, camomila. Porém, se o intuito é ter momentos de romance e descontração, o aroma de rosa pode ser uma boa opção.

Banheiro

Aromas revigorantes capazes de ajudar a despertar são opções úteis para serem usadas no banheiro. O limão é mais uma vez uma boa pedida, além do mais, seu aroma cítrico ajuda a absorver possíveis odores. O eucalipto também pode ser uma boa pedida.

Texto: Minha Vida

Foto: Revista USE

Veja também