Dor de cabeça?
Se estiver com dor de cabeça, não se preocupe: Você não está sozinho. Cerca de 13 milhões de brasileiros sentem dor de cabeça todos os dias, segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia. Mas, calma, há solução para o desconforto, e o ideal é descobrir de onde vem o mal para derrotá-lo. Por mais que o estresse seja o vilão em muitos casos, os motivos podem ser vários outros. Listamos aqui os 5 tipos principais:
Dor tensional
É como se tivesse um aperto constante em toda a cabeça. De tão intensa, essa dor pode irradiar para a nuca e para os ombros.
Causa : O grande vilão é o estresse. Quando as pessoas estão tensas, costumam se contrair involuntariamente, provocando uma dor de fundo muscular.
Como combater : O melhor remédio é relaxar. Trabalhe menos, faça atividades físicas, durma bem e tenha momentos de lazer.
Enxaqueca
A dor é tão latejante que chega a causar náuseas e intolerância à luz e ao barulho. É mais forte num dos lados da cabeça e dura até três dias.
Causa : A alimentação é uma delas. Anote um diário da sua alimentação e fale com um especialista para descobrir o que pode ter causado a dor. Além disso, a enxaqueca pode aparecer por alterações hormonais, ingestão de álcool, estresse, sono inadequado e até herança genética.
Como combater : Vá ao médico o quanto antes. Além dos medicamentos, evitar o estresse e os alimentos que fazem mal diminui as crises.
Dor de fome
É um incômodo bastante sutil, mas persistente.
Causa : A queda do nível de açúcar no sangue, comum quando se pula refeições, tende a deixar o cérebro faminto de glicose, provocando dor.
Como combater : Coma de três em três horas e beba muito líquido.
Dor no olho e na cabeça
Concentrada atrás do olho, a tendência é incomodar mais no verão, quando os vasos sanguíneos ficam naturalmente dilatados. Pode incluir ardência e vermelhidão nas vistas.
Causa : Predisposição genética, problemas de visão, cansaço ou até a exposição frequente ao computador, à TV, aos tablets e aos celulares.
Como combater : Descanse 15 minutos a cada duas horas em frente a monitores e consulte um oculista para ver se você precisa de óculos ou ajustar o grau, caso já use o acessório.
Dor pós-festa
É uma dor que envolve toda a cabeça, como se fosse uma ressaca.
Causa : O álcool e alimentos gordurosos podem atacar o fígado e provocar o incômodo.
Como combater : Se não der para evitar o consumo de álcool e guloseimas, coma pequenas porções durante a festa – assim, o impacto para o fígado é menor. Além disso, não beba de estômago vazio e alterne os drinques com copos d’água, para hidratar o corpo.
Percebeu que, com atitudes simples, mudanças na rotina e um papo com o seu médico dá pra fazer sumir essa dorzinha chata que atrapalha em muito no dia a dia? Agora, chega de enxaqueca!
Blog Mundo Verde