E se pudéssemos controlar as emoções?

Técnicas de biofeedback e neurofeedback oferecem habilidades às pessoas, como crianças e adultos, auxiliando-as a gerenciar eficazmente a raiva e a agressividade e ter alta performance no controle das suas habilidades emocionais.
As pessoas podem acompanhar suas respostas fisiológicas e, assim, aprender a ter controle sobre as mesmas. O Neurofeedback também ajuda a criar uma ligação mais forte entre as áreas emocionais e áreas executivas do cérebro, permitindo que as pessoas ganhem um sistema de “verificação” ou “autorregulação” apropriada. A raiva é então, expressa numa adequada e propícia forma racional. A comunicação torna-se mais clara e a compreensão de seus sentimentos e emoções mais rápida eficiente para responder às suas necessidades.
É muito comum às crianças, externalizarem a raiva, expressando-a através de comportamentos agressivos e problemáticos. O Biofeedback, com o uso de um programa de jogo de vídeo, ajuda a construir uma ligação mais forte entre o mesencéfalo (centro emocional) e o cérebro anterior (centro de controle executivo), ensinando-o a controla-se gradativamente.
Como funciona?
São colocados na criança sensores no couro cabeludo ou na parte frontal em determinadas áreas da cabeça para ler a atividade das ondas cerebrais, tais como Alfa, delta, beta e ondas hibeta. O vídeo com jogos, gráficos, músicas e imagens, não avançará se ele ou ela não permanecer ativo e focado (ondas beta). Se ele ou ela ficar ansioso ou distraído (as ondas são: ondas hibeta), ou começar a se sentir cansado ou com devaneios, as ondas que prevalecem são (ondas delta), fazendo o jogo parar de funcionar e parar de aprender a regular. No entanto se começar a focar e se concentrar o jogo continuará, ensinando o cérebro o caminho correto da autorregulação.
A criança aprende a descobrir um meio em que ele ou ela se sente focado e ao mesmo tempo calmo e no controle do funcionamento de seu cérebro.
Para que possa ser construída uma forte ligação de equilíbrio entre o mesencéfalo e prosencéfalo seria necessário permitir que uma criança ou um adulto, possam obter um melhor controle sobre suas respostas emocionais e comportamentos de agressividade e raiva. Observou-se em consultório psicológico após a utilização do Biofeedback, que normalmente em poucas sessões, já podem ser observado às mudanças e a canalização de uma forma mais saudável e adequada das respostas emocionais progressivamente.
O Biofeedback também ensina a respirar corretamente como uma técnica de relaxamento. Respirar profundamente pelo diafragma e concentrando-se em cada inspiração e expiração, dá a mente, a chance de voltar atrás com a situação e revê-lo objetivamente, ao invés de reagir impulsivamente fora de emoções intensas. É uma técnica de pesquisa testada em tempo real, e capacita as pessoas a aprender a melhor resposta de controle, que muitos acreditam ser automática ou incontrolável. Se você ou alguém que você ama está tendo problemas com a raiva e agressividade, considere biofeedback como um tratamento potencial de ajuda.
Desta forma, o Biofeedback e Neurofeedback são capazes de suprimir sintomas de:
· Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH/DDA;
· Controle de crises convulsivas na epilepsia;
· Prevenção de cefaléias de tensão e enxaquecas;
· Depressão e outras perturbações do humor;
· Perturbações do sono; como insônia e hipervigilância;
· Estresse;
· Ansiedade e pânico e fobias;
· Falta de concentração;
· Fadiga, dor/fibromialgia;
· TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo.
Informações:
Psicóloga Dilani Mota
Fone: (48)3524-0803 ou (48)96953535
Email:psicodi@engeplus.com.br
Rua Virgílio Moisés Geremias,805, Urussanguinha- Araranguá/ SC