Grávidas podem praticar exercícios?
Não só podem como devem! Atividades físicas durante a gravidez são essenciais para a saúde das futuras mamães. Além de ajudar a controlar o ganho de peso, praticar exercícios durante a gestação também promove o relaxamento do corpo e da mente, e traz benefícios no pós-parto, melhorando a circulação sanguínea e evitando os inchaços chatinhos característicos deste período. Quer saber quais são as modalidades mais indicadas? Veja:
Caia n’água
Na piscina não dá pra sentir o peso da barriga, o que aumenta a segurança para praticar exercícios como o Water Relax, uma espécie de aula de alongamento muito bem-vinda para melhorar a circulação e diminuir inchaços. E tem mais: uma pesquisa realizada pela Unicamp mostrou que a hidroginástica pode ajudar a diminuir as dores no parto.
Dê uma volta no quarteirão
Não precisa estar matriculada em uma academia para praticar a caminhada. Lembre-se de respeitar sua frequência cardíaca e fique à vontade para passear por até 1 hora por dia. Para espantar a monotonia, chame uma amiga para te acompanhar e aproveite para contar tudo sobre a última ultrassonografia!
Olá, músculos
Ao contrário do que muita gente pensa, a musculação não é contra-indicada para gestantes. Quando bem orientado, esse tipo de exercício fortalece os músculos, melhora a postura e diminui as dores nas costas.
Pilates e Yoga
Esses exercícios podem parecer bem leves, mas não são indicados para todas as gestantes, não. Embora melhorem a postura, evitem dores lombares e fortaleçam os músculos das costas, o yoga e o pilates só são recomendados a quem já praticava antes da gravidez.
Quem não tem o hábito de se exercitar deve começar aos poucos e sempre com a ajuda e recomendação de um profissional. Consulte seu médico sobre a possibilidade de encaixar a prática de exercícios físicos na sua rotina.
Mundo Verde | Blog