Hotel Becker

Segundo afirmação de Albert Einstein, na vida procuram-se pessoas de valor, não pessoas de sucesso, pois o sucesso é consequência. Um exemplo sólido de pessoa de valor é o do empresário Evalte Becker, que com a participação da família, transformou uma simples hospedaria para viajantes num hotel respeitado e muito bem frequentado, com uma organização ímpar e bem posicionada na região do Vale Araranguaense.
Situado no ponto mais nobre da cidade, a avenida de ingresso ao município, o Hotel e Restaurante Becker completou seu cinquentenário, em 25 de novembro de 2011. A história desse empreendimento, que se transformou no tradicional ponto de localização da cidade às margens da BR 101, está relacionada diretamente ao seu idealizador, Sr. Evalte Becker, e representa sinônimo de coragem, inteligência e determinação, pois há meio século atrás, percebia a necessidade do município em possuir um serviço de hotelaria, e unida ao seu dom empreendedor, resultou numa organização com 50 anos de tradição. “Eu percebi que Araranguá era uma cidade de futuro. Na época dos calçados, nós tínhamos cerca de 17 fábricas aqui na cidade, e isso trazia muitos profissionais e pessoas para cá que acabavam se hospedando no meu hotel”, afirma o visionário Evalte Becker.
A trajetória empresarial da família Becker iniciou no antigo bar Trevo, mas com objetivos maiores, o determinado empresário, vislumbrou novos horizontes, e junto com um primo, construiu um novo ponto comercial do outro lado da BR, visando um melhor atendimento aos clientes, viajantes e pessoal da freguesia. Com os negócios prosperando e intuindo o crescimento, o patriarca da família Becker decidiu apostar forte no ramo da hotelaria e comprou o ponto do estabelecimento que se transformou no mais reconhecido hotel da região. Quando adquirido em 1971, o Hotel Becker tinha somente o piso térreo com 12 apartamentos inacabados, e com o passar dos anos, novos andares e alas foram construídas. O espaço físico do Hotel foi crescendo proporcionalmente ao da cidade e atualmente, dispõe de 3 pavimentos com 69 apartamentos, 3 salões de festas, estacionamento e piscina.
A fama e a qualidade, do mais tradicional serviço de hotelaria e gastronomia da região, vão além das fronteiras e são bastante requisitadas também por artistas de renome que estão de passagem ou se apresentam pelo Vale, como é o caso do cantor Armandinho, que não esconde sua preferência pelos serviços do Hotel Becker, o ator global Werner Schü nemann, Daniel, o vencedor da Fazenda 3 e o cantor Michel Teló, entre outras personalidades da mídia que se sentem encantadas pelo aconchegante atendimento dos Becker. De origem alemã, a família mantém o tradicionalismo que faz questão de evidenciar nos quatro cantos do estabelecimento, traduzidos da decoração, onde se observa uma gama de características inspiradoras se estendendo até o sistema na cozinha. "Jamais contratei arquiteto para projetar nossos ambientes. As viagens ao exterior, com a minha falecida esposa Hélia é que me serviram de inspiração", conta ele. Segundo Evalte, grande parte do sucesso da empresa é creditado à esposa Hélia Canela Becker (In Memorian) sua companheira e muito dedicada, era ela quem acompanhava todo o sistema do restaurante, fiscalizando cada detalhe para ver se tudo estava em ordem. O comando da cozinha era de sua responsabilidade. “O Restaurante Becker chegou nesse ponto graças ao trabalho dela, porque ela me acompanhava sempre, todas as horas, até nas madrugadas”, revela Evalte.
Toda empresa que deseja alcançar o sucesso necessita de um bom objetivo com estratégias diferenciadas e com o Restaurante Bec- ker, não foi diferente. Preocupados em fazer seus clientes e hóspedes se sentirem em casa, seu Evalte revela o segredo e diz que o diferencial oferecido pela empresa está na forma de produção caseira dos produtos que serve até os dias de hoje, preparados com muito amor e carinho. “A nossa marca registrada é o jeito e o sabor de feito em casa; nos pães, nos bolos, no tempero, no picar a cebolinha, o alho, nada de química, nada de coisa pronta”, descreve. A filha Suzi Becker, responsável pela gastronomia da empresa, segue a mesma linha de esmero e dedicação do pai, e procura manter viva a tradição da empresa, servindo aos clientes, seja no restaurante, na lanchonete ou nos jantares contratados, produtos naturais e fresquinhos. “A maioria das verduras e legumes servidos aqui é produção nossa. Nós temos horta na Barranca, colhemos praticamente tudo de lá, alface, beterraba, cenoura, couve... Então a nossa comida tem esse aspecto orgânico, direto da terra”, conta. Os irmãos Richard e Elvis administram o hotel e também seguem os mesmos passos e ensinamentos dos pais formando um legado de competência e responsabilidade na continuidade ao belíssimo trabalho, fruto de muitas horas diárias dedicadas à excelência nos serviços prestados.
Assim, o brilho da instituição Hotel e Restaurante Becker, há tempos ultrapassaram os limites regionais. A repercussão deste trabalho foi enfatizada em 2008, ano em que o empresário Evalte Becker, por indicação do deputado Joares Ponticelli, recebeu a medalha de "Comendador Catarinense" concedida pelo Legislativo, uma premiação que objetiva homenagear entidades e personalidades que realizam ações relevantes e de destaque no estado.
Mas para alcançar tamanho êxito, qual o segredo do sucesso; como erguer uma empresa, solidificá-la e fazê-la permanecer triunfando por tanto tempo? Sr. Becker tem a resposta: “O segredo está em manter a qualidade no serviço e nos produtos, e, principalmente, ter o respeito como premissa para tudo na vida. O respeito deve estar sempre presente nos relacionamentos com a família, com os funcionários e com os clientes", enfatiza ele.
Com essa simples receita, que integra o respeito e a qualidade, fez do Hotel Becker uma empresa de destaque e cada vez mais solidifi- cada na cidade de Araranguá, cujo resultado é reflexo do empenho e da determinação dessa tradicional família composta por pessoas de bem, e que a cada dia, trazem mais orgulho aos araranguaenses.
*Uma publicação da ed.40º da Revista Sul Fashion (de março).