Inauguração da UniSul fomenta ativação da Cidade Universitária Araranguá

Universidade pertencente ao Ecossistema Ânima de Educação tem nova infraestrutura implantada pela Weber Cidades Inteligentes


O ano letivo de 2022 iniciou trazendo novos movimentos para o primeiro ecossistema de transformação e tecnologia do país, o bairro Cidade Universitária, em Araranguá. A UniSul, universidade integrante do Ecossistema Ânima Educação, transferiu suas atividades para a infraestrutura implantada pela Weber Cidades Inteligentes, um espaço inovador de mais de 2 mil metros quadrados. A inauguração do campus universitário será realizada oficialmente dia 05 de abril e consolida o momento de ativação do Cidade Universitária. "Os primeiros três anos foram dedicados às obras de urbanização, agora é o momento da ativação, de ocupar os espaços e transformar aquela região da cidade de Araranguá", explica o CEO da Weber Cidades Inteligentes, Fernando Weber.

O primeiro empreendimento implantado no bairro inteligente Cidade Universitária foi o pólo tecnológico, da Strive Ventures. É um local apropriado para o desenvolvimento de novos negócios e ideias e onde já funcionam startups, uma delas com mais de 40 funcionários. Recentemente, em joint-venture com a Feba Capital, a Strive Ventures, abriu investimento de R$ 10 milhões para impulsionar novas ideias. "Nossa ideia é criar empreendimentos que transformem a comunidade onde eles estão inseridos, gerando novos negócios e bem-estar. Nós já estamos vendo isto acontecer no Cidade Universitária", explica Fernando Weber.

É dentro deste ambiente inovador e transformador que a UniSul agora atende seus mais de 600 estudantes em Araranguá. A infraestrutura de educação implantada pela Weber Cidades Inteligentes especialmente para a Universidade conta com salas de aula modernas, um novo núcleo de prática jurídica, sala de metodologia ativa, coworking, salas de  estudos, biblioteca. Em breve, os estudantes poderão contar também com a Praça da Família, projeto em andamento e que será implantado pela Weber. "A gente quer que o nosso aluno esteja dentro de um grande hub, um grande ecossistema. E é por isso que a Weber é uma importante parceira, por acreditar na UniSul, no Dehon e, mais do que isso, no poder de transformação de uma parceria de educação com empreendedorismo", afirma o Diretor Geral da UniSul Sul, Luciano Cacace. Ele explica que, antes de tudo, há um alinhamento de propósito entre a Weber e o Ecossistema Ânima de Educação. "Percebemos um valor diferente na relação com a Weber porque a empresa está preocupada, assim como a Ânima, em transformar o lugar onde ela está, trazendo segurança, oportunidade, crescimento de cada aluno, desenvolvimento da região e prosperando essa comunidade."

A transformação da área rural em bairro planejado e o horizonte de crescimento entusiasmam o prefeito de Araranguá, César Cesa. "Sempre é muito importante trazer um empreendimento desse tamanho. Ficamos muito animados desde que o Grupo Ânima incorporou a ideia de se instalar na cidade universitária, o que vai nos fortalecer como um polo estudantil. Já temos uma característica turística, com belezas naturais, facilidade de acesso e em breve essa região e uma infraestrutura em crescimento. Além disso, não se pode sonhar nada se não tiver inovação. E na Cidade Universitária teremos um ambiente com esse viés, somando à educação", disse.

Colégio Dehon a partir de 2023

Além do campus universitário, o bairro Cidade Universitária terá também uma unidade do Colégio Dehon, rede de educação básica da Fundação Unisul. As aulas para adolescentes em turmas do ensino médio começam a partir de 2023.

Polo de tecnologia

A poucos metros do campus da UniSul, já está em operação no bairro planejado um Centro Tecnológico preparado para abrigar empresas do ecossistema de inovação e tecnologia. Uma delas transferiu-se para o espaço em janeiro deste ano, a OiMenu. A plataforma de cardápio digital para bares e restaurantes, mesmo com pouco tempo, já projeta expansão. “Aqui temos um ambiente muito acolhedor com infraestrutura ideal para receber uma empresa de tecnologia. Vamos dobrar o nosso time e já estamos planejando para o segundo semestre, em conjunto com a Weber, uma ampliação do espaço físico”, revela.

Braço do Norte

O primeiro momento da relação entre a Weber Cidades Inteligentes e a UniSul foi em Braço do Norte, antes mesmo de a Universidade fazer parte do Ecossistema Ânima de Educação. As duas organizações firmaram parceria para implantação e gestão conjunta de um campus universitário no município. "Transformamos Braço do Norte em um case de sucesso que foi exportado para o Brasil, tanto no aspecto da eficiência operacional - é o campus de maior eficiência operacional que nós temos - quanto hub de transformação", conta Luciano Cacace.

Criado em 2016, o Complexo Educacional de Braço do Norte foi o primeiro investimento da Weber em infraestrutura educacional, sediando inicialmente o campus da UniSul e o Colégio Dehon, com a oferta de Ensino Médio. "De lá para cá, o que aconteceu neste espaço foi incrível", destaca Fernando Weber. O Colégio Dehon foi ampliado e a Escola Técnica do Senai também passou a fazer parte do empreendimento. Com infraestrutura de auditório e um coworking da Strive Ventures para design de novos negócios, o ambiente envolve também a comunidade braçonortense. "É isto o que vai acontecer também em Araranguá, no Cidade Universitária, e em outras cidades inteligentes que vamos implantar em breve, um ecossistema que transforma o local onde está inserido, trazendo desenvolvimento e bem-estar", completa o CEO da Weber Cidades Inteligentes.

Fonte: João Pedro Alves / Alfa Comunicação e Conteúdo - Assessoria de Imprensa Weber Empreendimentos
Imagem: Divulgação Assessoria

Veja também