InspiraModa SC será lançado em Florianópolis
Debater o cenário, compartilhar boas ideias, incentivar ações colaborativas, promover conhecimento e fortalecer o setor. Esta é a proposta do InspiraModa SC, movimento que será lançado oficialmente na próxima terça-feira, 26 de abril, no Franz Cabaret. A iniciativa é das empreendedoras Emanuele Jacques e Mariane Fontana, que sentiram a necessidade de uma aproximação do setor e junto com a jornalista Maristela Amorim, especialista em Moda, formataram o projeto que logo tomou forma e corpo.
“O InspiraModa nasceu de uma necessidade nossa. Porém, imediatamente, percebemos que era uma necessidade também de muitas outras empreendedoras que, assim como nós, acreditam na moda feita com responsabilidade, com propósito, que respeita a cadeira produtiva e que, mais do que negócio, vê conceito”, comenta Emanuele Jaques. Formada em Design de Moda com pós-graduação em Administração, ela lançou marca própria, homônima, há dois anos. O trabalho é autoral, delicado, de pequena produção, o que imprime caráter de exclusividade. Já se posiciona bem no cenário de roupa feminina e com clientes fiéis.
O encontro entre Emanuele e Mariane Fontana aconteceu por acaso e a parceria foi prontamente estabelecida. “Sentíamos as mesmas dores. Somos microempresárias, com marcas lançadas recentemente, atuando no mercado on-line e tendo a certeza da importância e da possibilidade de ampliar esse contexto. Acreditamos no êxito das parcerias bem definidas, na troca de contatos e informações, no trabalhar juntas para crescermos juntas também”, diz Mariane. Formada em Administração com Pós-Graduação em Marketing. Com marca homônima também, de acessórios de moda, ela faz a curadoria das peças que comercializa. Sempre com olhar atento, direcionado à consumidora mais exigente.
Numa conversa informal com a jornalista pós-graduada em Moda Maristela Amorim, o InspiraModa SC se consolidou. Pioneira no jornalismo de Moda em Santa Catarina, e tendo lecionado na Graduação em Moda na UDESC e na Pós-Graduação em Moda na Univali, logo se identificou com o desenho de trabalho: “Elas já tinham tudo pronto. Sabiam o que queriam, e não apenas para as suas marcas. Tinham a visão do todo, do quanto seria essencial para a moda local. E o setor estava mesmo sedento por isso. O que confirmamos com as rápidas adesões”.
Maristela se refere ao primeiro evento de vendas e que elas imaginaram como um “termômetro” para o start do movimento. “Assim que enviamos o convite para algumas marcas, as repostas foram instantâneas. Queríamos reunir pelo menos cinco empresas e logo estávamos com 11. Mais 28 em lista de espera”, conta entusiasmada Emanuele Jacques.
Esta agenda está programada para o dia 3 de maio, no Porão do Delfino 146. “Será a primeira experiência do grupo neste sentido, mas percebemos o engajamento de todas as participantes. Fizemos uma reunião prévia, para que nos conhecêssemos, e foi impressionante a sintonia”, relata Mariane lembrando que o número limitado foi em função do espaço disponível. “A gente realmente não imaginava esse retorno. É muito bom perceber que podemos fazer a diferença. E isso nos dá ainda mais ânimo para seguir adiante e mostrar o poder do empreendedorismo feminino”, finaliza Mariane Fontana.
Evento de lançamento do InspiraModa SC
Dia 26 de abril, das 18h às 20h
Franz Cabaret
Apenas para convidados
Primeiro evento comercial do InspiraModa SC
Dia 03 de maio, das 14h às 20h
Porão do Delfino, 146
Aberto ao público
Fonte: Equipe de comunicação do InspiraModa SC
Imagem: Divulgação Assessoria