Investir numa franquia monoproduto?
As franquias de um produto único, ou monoproduto, têm conquistado um grande espaço no mercado atual. Geralmente, são ideias de alimentos inusitados ou ainda uma variação gourmet de um produto já bastante popular.
Em uma época onde as empresas buscam fazer sempre mais pelo cliente, fazer apenas o básico, bem feito, se focando em um único produto, pode ser a chave para atender exatamente às expectativas do seu cliente. A especialização faz a diferença.
Mas o que realmente chama a atenção para o investidor que quer abrir uma franquia monoproduto? Com certeza a ideia, o produto em si, conta muito. É preciso trabalhar com a originalidade que esse tipo de mercado demanda, porém não é só isso.
Produtos únicos geram uma expectativa também única, e devem ser excelentes por si só. No caso de alimentos, ele tem que ser gostoso, bonito e “original” (já que pode ser uma reinvenção). As vantagens vão muito além. Por isso, reunimos cinco motivos para mostrar ao investidor por que investir em uma franquia mono produto.
Gerência facilitada de estoque: em franquias monoproduto o foco está no giro do estoque. A prioridade é entregar um bom produto, no qual é depositado todo o esforço de vendas da empresa. Demandas por reposição são mais bem controladas quando se tem apenas um tipo de mercadoria, sem contar que a data de validade é a mesma para todo o lote recebido. Isso, aliado a uma reposição controlada, permite não armazenar mais do que necessário, controlando exatamente quando é preciso comprar mais. Isso sem falar no desperdício que é praticamente zero.
Organização de PDV: o ponto de venda (PDV) precisa se adequar a apenas um tipo de público. Na hora de encontrar seu consumidor, sua pesquisa deve se basear em apenas um produto, sem ser preciso se preocupar em controlar a demanda. Além disso, é possível trabalhar em espaços menores, já que o espaço para estoque pode ser pequeno. Dá ainda para trabalhar a identidade visual colocando o produto em evidência, de modo que ele seja visto pelo cliente.
Facilidades de propaganda: quando se busca impactar um público específico, é preciso entendê-lo bem. Ele precisa estar antenado com uma característica específica da sua franquia. No caso de alimentos, a fome e o desejo de saborear é o que você deve despertar. Se for um doce, deve usar formas lúdicas, a fim de atrair também as crianças, além de transmitir a satisfação e a alegria daquele consumo. Isso tudo ajuda a organizar o PDV para atrair esse público específico com estratégias de marketing próprias para cada caso.
Flexibilidade para lidar com fornecedores: mesmo tendo alguns fornecedores de base, o que te livra de algumas dores de cabeça e te deixa garantido contra a falta de estoque ou problemas de qualidade. Você tem ainda a flexibilidade de comprar diretamente determinados itens, o que te fornece a possibilidade gerir o negócio com eficiência, pesquisando preços, negociando valores e alcançando melhores resultados.
Contabilidade e impostos: quando se trabalha com vários produtos, há tributações diferentes para cada um deles. Muitas vezes, notas emitidas e prestação de contas ao fisco são diferentes também. Quando se trata de um único produto, você só precisa aprender sobre o funcionamento daquele produto. Isso também auxilia os processos contábeis, que já são agilizados pelo fato de você ter poucos fornecedores de base. As embalagens também podem ser compradas pela franqueadora junto com você, evitando assim uma bitributação.
Com todas essas vantagens, aliadas ao atendimento exato da expectativa, o investidor ganha facilidades imensas na operação e gestão de sua franquia, sempre garantindo satisfação plena de seu consumidor. Manter a operação eficiente ajuda o empreendedor a se focar apenas nisso.
Informações: Janaina Almeida / InformaMídia