Itália vai conhecer um Brasil feito em couro

Oito indústrias vão expor na Mipel, que ocorre em Milão

Oito indústrias, de bolsas a cintos, vão expor na Mipel, que ocorre de 2 a 5 de março em Milão, na Itália. Essa será a primeira investida conjunta do setor com a nova marca de promoção comercial Brasil by bags, lançada no mercado nacional, em janeiro, na Couromoda e que fez sua estreia na IFLS, no começo de fevereiro em Bogotá. A prospecção do mercado italiano será via Projeto Setorial, firmado pela Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (Abiacav) e Apex-Brasil para dar ganhos de competitividade ao setor e ampliar as exportações.

 

Atualmente, os embarques do setor são destinados para cerca de 30 países, número que pode aumentar muito neste ano, através de participações em feiras internacionais. E a Itália é uma porta não apenas para o Leste Europeu como também para o Oriente Médio, mercados com intensa visitação nos pavilhões do Fiera Milano. Somando os estandes das oito empresas mais o institucional da Abiacav, que também vai montar um showroom com produtos de empresas associadas, o setor estará se exibindo em um espaço de 132 metros quadrados, totalmente ambientado com a campanha de internacionalização, que dita “Seja bem vindo a um Brasil feito em couro, cores e inspiração”.

 

PLATAFORMA - “A Mipel é uma plataforma importante, que possibilita às marcas brasileiras um contato direto com um número expressivo de compradores internacionais”, avalia o gerente do Projeto de Internacionalização da entidade setorial, Paulo Kieling. A Itália, na verdade, é estratégica para o setor, que listou o país entre os três mercados-alvo em 2014 – os outros dois são Colômbia e Estados Unidos.  Com o fortalecimento das operações comerciais no mercado externo, a meta dobrar a receita dos embarques, que em 2013 foram cerca de US$ 50 milhões.

 

O SETOR

Fundada em 1981, a Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (Abiacav) atua com ênfase na defesa e qualificação das indústrias, com o objetivo de buscar competitividade às empresas. O trabalho é desenvolvido em várias frentes: diálogo constante com todas as esferas de governo, consolidação do mercado interno e externo, inovação e desenvolvimento tecnológico, modernização industrial.

 

A Abiacav responde por um setor que congrega cerca de 2,5 mil indústrias (45% localizadas no Sudeste e 36% no Sul do País).

As empresas são responsáveis pela produção de mais de 51 milhões de peças por ano e respondem por cerca de 100 mil empregos, diretos e indiretos.

A Abiacav tem sua sede em São Paulo e escritório regional em Novo Hamburgo/RS.

 

As vendas externas do setor ainda são tímidas, situação provocada pela enxurrada de produtos importados, que em 2012 somou US$ 542,4 milhões, enquanto o setor exportou US$ 46,8 milhões. Em 2013, o faturamento com o comércio internacional foi na ordem de US$ 50 milhões, cifras que devem ultrapassar os US$ 100 milhões neste ano, através do Projeto Setorial, desenvolvido em parceria com a Apex-Brasil.

As indústrias do setor exportam para mais de 30 países, sendo os Estados Unidos o maior mercado comprador, seguindo de Espanha, Colômbia, Índia, França, Canadá e Holanda.

 

O Projeto Setorial, assinado em setembro de 2013 com a Apex-Brasil, no valor de R$ 1,3 milhão, tem como objetivo ampliar os embarques nos mercados-alvo e o número de empresas ativas no processo de promoção comercial; elevar as exportações de maior valor agregado e a participação de marcas próprias na pauta brasileira, e aumentar a exposição da imagem dos produtos no exterior.

 

Assessoria

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