Lançamentos no 2º Fórum Regional de Turismo impulsionam inovações e novos projetos para o sul de Santa Catarina
Inteligência Artificial, Grupo de Trabalho de Termalismo e Expointegratur são destaques que prometem transformar o turismo na região da IGR Encantos do Sul
O 2º Fórum Regional de Turismo, realizado nesta terça-feira, dia 5, no Teatro Elias Angeloni, em Criciúma/SC, proporcionou uma oportunidade para fortalecer a identidade turística, unir forças entre os setores público e privado e impulsionar estratégias inovadoras que projetem a região Sul de Santa Catarina como referência no turismo nacional. O evento foi promovido pela IGR Encantos do Sul, AMUREL, AMREC, EPAGRI, SEBRAE, SESC, UNESC e SENAC, com correalização da ACIC e ACIT, além do apoio e participação do Governo Federal/MTur e Governo de Santa Catarina/Setur.
Diversos temas foram debatidos, estratégias foram alinhadas e novidades foram lançadas com o objetivo de fortalecer o turismo, ampliando a visibilidade das inúmeras belezas naturais e culturais que o Sul tem a oferecer aos visitantes. Foi entregue pela IGR Encantos do Sul aos prefeitos eleitos, que participaram do evento, uma Carta Compromisso, onde constam os nove pilares para trabalhar o turismo.
Durante o evento, foi dado um passo importante para o turismo deslanchar cada vez mais. A era da inteligência artificial chegou, e Thiago Akira, publicitário formado pela UCDB e com MBA em Marketing pela FGV-RJ, atuando como consultor de marketing digital para o turismo, anunciou o lançamento de Lara, uma inteligência artificial (IA) criada pelo setor privado, IGR Encantos do Sul, AMUREL e AMREC, para aprimorar o acesso à informação sobre empreendedores e produtos turísticos para turistas e visitantes que vêm à região.
Lara, a IA do Turismo, foi desenvolvida para oferecer informações sobre os tipos de turismo e os associados presentes na Encantos do Sul e ao Cadastur da região Sul. “Seja para quem viaja a passeio ou a trabalho, Lara se propõe a ser uma aliada na hora de explorar e aproveitar cada detalhe do destino. Com essa inovação, a IA foi criada para proporcionar algo inovador para a região”, declara o diretor administrativo e financeiro da IGR Encantos do Sul, Jefferson Beltrame Lemos, que explica que “a Lara vai trabalhar dentro dos produtos turísticos da região Encantos do Sul, gerando melhor informação e integração com quem visita a região”.
Akira apresentou também aos empreendedores turísticos dicas práticas e informações relevantes sobre o uso de outras ferramentas de IA, mostrando como essas tecnologias podem melhorar a divulgação de seus produtos. Ele destacou estratégias para que cada negócio possa aproveitar as oportunidades que a inteligência artificial oferece, elevando o impacto de sua comunicação e conectando-se de forma mais eficaz com o público-alvo.
Novidades Setur
O secretário de Turismo, Evandro Neiva, deu uma notícia importante para o turismo termal durante sua palestra. Serão abertas as inscrições para o Grupo de Trabalho de Termalismo de 2025. O objetivo do grupo é impulsionar o desenvolvimento econômico, turístico, cultural e medicinal das estâncias termais de Santa Catarina, promovendo o uso das águas termais tanto para lazer quanto para o termalismo. Além disso, o grupo busca incentivar a realização de eventos do setor e fomentar pesquisas científicas sobre as águas termais, agregando valor e qualidade ao turismo termal. O objetivo é desenvolver estratégias e iniciativas voltadas ao fortalecimento do Termalismo em Santa Catarina. Este grupo irá colaborar na criação de políticas públicas e na promoção do turismo termal sustentável, com foco no desenvolvimento econômico e sustentável da região. A intenção é criar, aos poucos, grupos na área de turismo de aventura, natureza, esporte e gastronomia.
Para o presidente da IGR Encantos do Sul, Albertino Ferreira, o lançamento de vários equipamentos turísticos mostra que o engajamento coletivo reflete o compromisso de todos em promover o turismo no estado, e principalmente na região Sul. “Unidos somos mais fortes”, afirma.
Turismo religioso e cicloturismo
O turismo religioso também foi abordado em um dos painéis. Um Grupo de Trabalho para o turismo religioso já foi formado no estado, pois esse tipo de turismo atrai muitos visitantes que visitam os santuários e igrejas históricas. Essa prática enriquece a experiência dos turistas, impulsiona a economia local e fortalece a identidade comunitária, promovendo a valorização do patrimônio cultural da região. A gestora do Projeto "Santa Catarina, Destino de Fé" e membro do Grupo de Trabalho de Turismo Religioso de Santa Catarina, Adriane Rengel, destacou a relevância do turismo de fé e espiritualidade no estado, um segmento muito forte e com grande potencial.Outro destaque importante do fórum foi o fortalecimento também do segmento específico no turismo de Santa Catarina, em especial no Sul: o cicloturismo, que oferece trilhas e rotas cênicas que atraem ciclistas em busca de aventura e contato com a natureza. Essa modalidade promove um turismo sustentável, incentivando a exploração das belezas naturais locais e a valorização do patrimônio cultural. O turismo de peregrinação também foi abordado.
Expointegratur
Durante o fórum, foi lançada a 1ª edição da Expointegratur, evento que vai reunir turismo, gastronomia e cultura de 11 a 13 de abril de 2025, no Centro de Eventos José Ijair Conti, Criciúma/SC. O anúncio foi feito pelo agente de inovação da Unesc, Paulo Priante, e pelo presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes, Joster Favero. A Expointegratur 2025 apresentará ao mundo os encantos e oportunidades do Sul de Santa Catarina, promovendo a integração regional e impulsionando negócios. O evento celebra a cultura, gastronomia e atrativos turísticos do Sul, valorizando a diversidade e o potencial econômico da região. A IGR Encantos do Sul está apoiando a Expointegratur, um evento que se insere como uma importante iniciativa dentro da Instância de Governança Regional.
Resultados positivos
O 2º Fórum Regional de Turismo prometeu e cumpriu o impulsionamento do setor turístico do Sul de Santa Catarina. Muitas informações importantes foram repassadas aos participantes (cerca de 250 pessoas) pelos palestrantes e painelistas com o intuito de promover estratégias e inovações para o desenvolvimento do turismo regional. Inclusive, as reuniões técnicas exclusivas para representantes do COMTUR e secretarias de turismo das 30 cidades da Instância de Governança Regional (IGR) foram muito esclarecedoras, realizadas por Ana Carla Fernandes Moura, coordenadora-geral de áreas estratégicas para o desenvolvimento do turismo do Ministério do Turismo, que compartilhou informações sobre a nova Lei do Turismo.
Para Ana Carla, eventos dessa natureza deveriam ocorrer com mais frequência devido ao valor do networking proporcionado. “Realizamos uma explanação técnica sobre a nova Lei do Turismo e ouvimos as pessoas que estão atuando diretamente no turismo, interessadas em entender mais sobre o Conselho Municipal de Turismo, as IGRs e o papel do estado e do Governo Federal no desenvolvimento e fortalecimento do setor. Foi importante e gratificante fazer parte desse processo”, destaca a coordenadora.
Paulo Angeli, responsável pelo case de sucesso de Foz do Iguaçu, compartilhou sua experiência na gestão integrada de turismo, destacando as ações que tornaram a cidade um dos principais destinos do país. Marcus Januário, especialista em Instâncias de Governança Regional (IGR) de Minas Gerais, apresentou os cases de sucesso da IGR Trilha dos Inconfidentes e IGR Águas de Minas Gerais. O presidente da Associação Jorge Lacerda, gestora do Parque Diamante + Energia, em Capivari de Baixo/SC, Valdeci Francisco Algayer, falou um pouco sobre os trabalhos culturais e turísticos desenvolvidos no local.
A empresária Eliana Cristina de Souza, proprietária do Carnevale Coffé e Regalo, de Nova Veneza/SC, destacou a importância de participar de um evento desse porte. “Foi uma troca de informações maravilhosa. Estar aqui e vivenciar tudo isso, obtendo conhecimentos valiosos sobre turismo, foi muito enriquecedor para mim”, afirmou.
O Fórum Regional de Turismo Encantos do Sul é realizado anualmente em novembro, alternando entre as cidades de Criciúma e Tubarão, e o ano que vem terá a sua 3ª edição. “Agradecemos o apoio dos organizadores que estão conosco nessa jornada, parceiros, patrocinadores, palestrantes, autoridades, universidades e participantes do evento. Esperamos vocês no Fórum de 2025”, declara o vice-presidente da IGR, Leandro Cardoso.
Produtos locais
Na entrada do fórum, um espaço especial foi dedicado à exposição de produtos das cidades da região, atraindo grande interesse dos participantes. O local ofereceu uma oportunidade para que todos conhecessem o artesanato, a gastronomia e os produtos típicos, promovendo a cultura local e incentivando o comércio regional.
Para mais informações:
-
Diretor administrativo e financeiro da IGR Encantos do Sul: Jefferson Beltrame Lemos (048) 9.9174.8303
-
Assessora de imprensa: Silvia Zarbato (SC 0969 JP) (048) 9.9101.7995