Mitos sobre a higiene bucal
Na prática Odontológica e no dia a dia das clínicas, nos defrontamos com muitas indagações por parte dos pacientes. Essas dúvidas vão desde os assuntos mais complexos aos mais básicos, que por falta de informação faz com que as pessoas tenham hábitos errôneos.
Um aspecto básico no que diz respeito à saúde bucal é a higiene oral, que é cercada por muitos mitos e dúvidas por parte da população em geral. Leia o esclarecimento de alguns mitos sobre este assunto:
1)
“Escova de dentes com cerdas duras limpa mais”. Isto é uma MENTIRA que se difunde. Escova com cerdas macias são as mais indicadas. Não é a dureza das cerdas e a força que se escova, mas sim a maneira correta de se escovar, levando a escova em todas as faces dos dentes para que se “bagunce” a flora bacteriana, impedindo sua adesão ao dente. Além disso, escovas duras e força ao escovar trazem vários problemas de ordem dental (ex: sensibilidade e desgaste dental) e de ordem gengival (ex: inflamação e retração gengival).
2)
“Eu não escovo meus dentes muito bem, pois a gengiva sangra”. O sangramento gengival é um sinal de Gengivite que é uma inflamação gengival devido à falta de higiene bucal. Quando isso ocorre, é importante que os hábitos de higiene sejam reforçados, dando ênfase ao fio dental que, aliado a escovação adequada, é responsável pela adequação gengival. Portanto, o sangramento não é motivo de parar de higienizar, e sim um motivo para dar ainda mais importância à higiene.
3)
“Pastas mais abrasivas limpam mais”. MENTIRA. Os melhores cremes dentais são aqueles que apresentam uma relação adequada entre abrasividade e poder de limpeza, ou seja, quanto menos abrasiva e maior o poder de limpeza, melhor a pasta. A pasta que se mostra como clareadora é um risco para seus dentes, pois além de não dar o resultado que se espera pode trazer problemas, tais como a sensibilidade dental. Qualquer tipo de clareamento deve ser supervisionado pelo seu Cirurgião-Dentista.
A população deve estar alerta para fabricantes que prometem “milagres” para seus dentes com um único produto. É importante que sua higiene oral seja orientada por um profissional da área para que assim se alcance a excelência em saúde, de maneira prudente e correta.
Avaliações periódicas devem ser feitas com seu Cirurgião Dentista, pois assim, você terá uma orientação profissional, além de prevenir situações desagradáveis e solucionar problemas antes que se agravem.
Se você tiver alguma dúvida sobre a saúde e higiene bucal, entre em contato pelo e-mail:leonardo_pn@hotmail.com
E lembre-se: Seu Sorriso, Seu Sucesso!
Por Dr. Leonardo Pedroso Niehues
Cirurgião Dentista - CRO 12508/SC
Telefones para contato:
Araranguá (48) 3522-3796 / Turvo (48) 3525-1293 / Timbé do Sul (48) 3536-1209