Museu de Zoologia da Unesc abre exposição em Araranguá

Mostra com animais da Mata Atlântica estará até 16 de setembro no Infinity Business &  Shopping


A Unesc expande cada vez mais suas ações no Extremo Sul catarinense e nesta quarta-feira (18/8), o Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski realizou a abertura oficial da exposição com a fauna da Mata Atlântica no Infinity Business e Shopping. Os visitantes do local poderão ter esta experiência com a biodiversidade até o dia 16 de setembro.

A exposição, montada no térreo do shopping, traz aproximadamente 60 espécimes de animais taxidermizados e informações sobre elas. A mostra traz animais que fazem parte do acervo do Museu de Zoologia da Unesc, que possui uma exposição permanente na Unesc Araranguá.  

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, agradeceu pelo acolhimento e pela parceria da população, do setor produtivo e do setor público do Vale do Araranguá com a Universidade. Segundo ela, esta união é um exemplo do que é possível fazer colaborativamente pelo desenvolvimento socioeconômico de toda uma região. “Nós estamos em Araranguá e não sairemos do Extremo Sul. Queremos reforçar ainda mais a nossa presença e colaborar, por meio da educação, da prestação de serviços diversos e da expertise da nossa Universidade com o desenvolvimento regional”, salienta.

Para Luciane, a exposição é um momento marcante para o Museu e para a Instituição. “Há mais de duas décadas o nosso Museu se coloca à serviço de nossas escolas e vê-lo aqui no Infinity de Araranguá reproduzindo e ampliando significativamente todo o escopo de conhecimento que ele compartilha, é muito especial”, ressalta.  

A coordenadora do Museu, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, agradeceu à parceria da Polícia Militar Ambiental, pela parceria desde o início das atividades do Museu e ao proprietário do Infinity Business & Shopping, Leandro Camilo, pelo convite para que o Museu de Zoologia da Universidade pudesse se aproximar ainda mais da população do Vale do Araranguá. Segundo ela, a parceria com o shopping permitirá popularizar e difundir o conhecimento sobre o bioma de mata atlântica, que é extremamente rico em biodiversidade e abriga mais de duas mil espécies de animais e é, ao mesmo tempo, tão ameaçado. “Esta exposição traz animais que foram doados pela Polícia Ambiental, vítimas de atropelamento, envenenamento por produtos químicos, queimadas e pelo desmatamento, mas que no Museu de Zoologia da Unesc transformam-se em importantes símbolos e instrumentos de educação ambiental e conscientização”.

 A diretora da Unesc Araranguá, Izabel de Souza, chamou a atenção para a importância das parcerias realizadas entre a Universidade e agentes públicos e empresas do Vale do Araranguá. “Para a Unesc que veio construir uma história no Extremo Sul, esta é uma ótima oportunidade de levar um pouco da Universidade, por meio do Museu de Zoologia, para a população”.

Já o proprietário do Infinity Business & Shopping, Leandro Camilo, lembrou da importância da presença da Universidade na região e colocou o empreendimento à disposição da Unesc para novas parcerias.

Durante a abertura da exposição, a reitora da Universidade recebeu de Camilo, em nome de todos os lojistas do shopping, flores e uma placa de agradecimento pelos relevantes serviços prestados para a comunidade de Araranguá. 

O evento teve a presença da assessora da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Sheila Martignago Saleh; do comandante da Polícia Ambiental do Sul de Santa Catarina, João Hélio Schneider de Siqueira Santos; da sargento da Polícia Ambiental do Sul de Santa Catarina, Roberta Rocha Inácio; do secretário de Obras de Araranguá, Afrânio Ronconi; do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Araranguá, Everaldo João Apolinário; da secretária de Educação de Araranguá, Mariluce Bilck; da secretária de Educação, Cultura, Esportes e Turismo de Meleiro, Nancy Antunes Siqueira; dos vereadores de Araranguá Luciano Zeferino Pires, Pedro Paulo de Souza e Jorge Luiz Pereira e o secretário de Turismo de Jacinto Machado, Luan Antonelli Bristot.

Fonte e Imagens: Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc 

Veja também