No Dia Internacional da Educação, Unesc comemora a graduação de mais de 50 mil alunos

Universidade já prepara mais 350 novos profissionais ao mercado de trabalho e que tiveram suas vidas transformadas, por meio do ensino, da pesquisa e da extensã


O impacto positivo de uma formação acadêmica de excelência de profissionais em uma organização pública ou privada é imensurável. Ao estar pronto para iniciar uma carreira com a bagagem de conhecimento do que há de mais atual no mercado e os conceitos teóricos “na ponta da língua”, este profissional fará a diferença nos resultados do espaço em que atua. Imagine então o impacto de 350 novos profissionais oficialmente entregues, nesses três primeiros meses, ao cenário regional, nacional e internacional com o selo de excelência de uma universidade comunitária conceituada.

Já dizia o educador e filósofo Paulo Freire: “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. E é pensando nessa transformação, que no Dia Internacional da Educação, celebrado nesta segunda-feira (24/01), que a Unesc comemora a graduação de seus mais de 50 mil profissionais e que, ao longo da sua trajetória, levam consigo, enquanto agentes de transformação social, o grande compromisso de melhorar as condições de vida das pessoas e a vida em sociedade.

“A educação garante melhores oportunidades, o desenvolvimento da capacidade crítica, e é entendida como uma forma de transformar a nossa sociedade. Ao longo de sua história, a Unesc vem se consolidando como uma instituição que prima por uma sociedade que seja sustentável, do ponto de vista dos recursos naturais, justa do ponto de vista social e econômico, e humana do ponto de vista dos valores e dos princípios. A Unesc é patrimônio público, não tem dono, nem visa lucro e reinveste o seu resultado econômico-financeiro, no desenvolvimento das três dimensões acadêmicas que a caracterizam uma Universidade: o Ensino, a Pesquisa e a Extensão”, destacou a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.

Para marcar ainda mais esse cenário transformador, este ano, a Unesc já está preparada para mais um intenso processo de reinvenção, a Graduação Multi, um novo modelo que promoverá ainda mais contato do acadêmico com a prática desde as primeiras fases.

“A Unesc trouxe novos olhares em um ecossistema que conecta ensino, pesquisa, extensão, pós-graduação, comunidade, setor público, setor produtivo e tantos outros segmentos que preparam o aluno com um olhar ainda mais dinâmico, interligado ao mercado e, por meio das experiências, preparado para solucionar problemas complexos”, ressaltou a reitora.

Todo esse resultado se dá por meio dos diversos cursos propostos pela Universidade e que são altamente qualificados, além de se destacarem nos cenários de suas áreas profissionais como referência na formação acadêmica, altamente conceituados pelo Ministério da Educação.

Noite de 53 estrelas

A celebração realizada na noite de sábado (22/1), no AM Master Hall, marca não só a conquista de egressos, familiares, amigos, professores e colegas, mas, também, o início de uma série de eventos que demonstram de forma evidente a colaboração da Unesc no desenvolvimento regional. A noite de sábado foi das mais sonhadas por 53 formandos nos últimos meses e anos. Além de imaginarem os trajes de gala, o juramento e o momento de vestir a beca e levantar o canudo ao longo de toda a graduação, os egressos precisaram esperar o arrefecimento da pandemia para que a noite de festa fosse possível. Até o mês de março serão mais 350 profissionais no mercado de trabalho.

Para coroar a noite tiveram a própria reitora Luciane Bisognin Ceretta como paraninfa e foram prestigiados por professores e coordenadores dos cursos reunidos: Administração, Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Design, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura e Catográfica, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica e Engenharia Química.

Para a reitoria que também foi responsável pela missão de outorgar o grau dos formandos, a cerimônia é um ato no qual, além do papel universitário de colar grau de novos profissionais é também uma prestação de contas à sociedade, afinal estamos falando de uma Universidade Comunitária. A Unesc, instituição que completa seus 54 anos em 2022, é inovadora, premiada e com conceito máximo na avaliação do Ministério da Educação (MEC) e também a Universidade não estatal mais empreendedora de Santa Catarina.

Consagração

Quem estuda na Unesc está inserido, além de um amplo espaço de transformação, com premiação por ser a marca de instituições de ensino superior mais lembrada, por meio do prêmio Top of Mind, promovido pela NSC Comunicação e Instituto Mapa, com destaque ao prêmio de responsabilidade social, concedido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por sua forte capacidade de agir por meio de projetos que buscam melhorar a vida das pessoas, em especial àqueles desenvolvidos no período da forte crise sanitária, e entre as cinco universidades não estatais em âmbito nacional mais empreendedoras do Brasil.

A Unesc conta com mais de 13 mil alunos, em seus 57 cursos de graduação e 50 cursos de pós-graduação, sendo 38 Especializações, sete mestrados e cinco doutorados, além do Colégio Unesc e Unesc Tec, a Escola Técnica da Universidade.

Fonte: Aicom / Assessoria de Imprensa Unesc
Imagens: Paula Darós Darolt

Veja também