ONDM reúne cases de sucesso e discute mercado da moda
A 3ª temporada do ONDM - O Negócio da Moda, um dos maiores eventos de compartilhamento de conhecimento de alto nível no Brasil, começou nesta terça-feira (19), encerrando hoje (21), no Maria’s Eventos, em Camboriú.
O primeiro dia do encontro foi marcado pela participação de grandes gestores do setor, como Sônia Hess de Souza, LIDE-SC e ex-Presidente da Dudalina e Vicente Donini - Presidente do Conselho do Grupo Marisol, que apresentaram o painel “Empresários Fantásticos”, mediados pelo Diretor de Negócios da NSC, Delton Batista. A dupla, de sucesso inquestionável, relatou a trajetória da indústria ao varejo no mercado catarinense e nacional, e a busca constante por excelência. “Todo o negócio tem fatores críticos de sucesso ou de insucesso. As vezes a gente tem que acelerar, em outros momentos é hora de puxar o freio de mão para não colidir com os obstáculos que encontramos pela frente. É necessário acompanhar o mercado e prever como ele irá se comportar, sem precipitação”, declara Vicente Donini, quando questionado sobre os altos e baixos econômicos e políticos recentes.
O Secretário da SDS –SC, Carlos Chiodini, representando o governador do Estado, Raimundo Colombo, apresentou uma perspectiva positiva para o setor têxtil e calçadista catarinense. “ As indústrias têxteis e calçadistas estão no DNA do catarinense, fazem parte da nossa história, geram um grande número de empregos e têm muito a contribuir com a economia do Estado. Um dos grandes entraves ainda é o excesso de burocracia, neste sentido temos criado programas de políticas públicas que visam facilitar a vida do nosso pequeno empreendedor”, relata Chiodini. “O ONDM assume uma grande importância neste momento, pois chega para instruir, preparando o mercado para novos desafios e mudanças”, conclui o Secretário.
A frente da gestão sustentável e da comunicação da gigante varejista C&A, Rosália Del Gáudio abriu sua palestra reforçando o papel de comando do cliente. “Não é possível pensar numa indústria que empurre o produto ao consumidor, é imprescindível entender quem é ele e o seu poder de decisão na hora da compra, ressalta a gestora.
Larissa Ortiz, representante da Editora Globo, discursou sobre o sucesso e como conectar-se com o público, desenvolvendo um olhar diferenciado e buscando uma identidade própria.
Com mais de 25 anos de experiência em consultoria e forte atuação na área de Tecnologia, Supply Chain, Gestão Estratégica e Processos de Negócios envolvendo clientes no Brasil, França, México, Colômbia e Venezuela, Hércules Maimone, sócio da PwC, salientou que o mercado catarinense apresenta muita consciência em relação às exigências dos consumidores de moda. Entre outros pontos, Maimone citou uma pesquisa realizada pela PwC onde constatou-se que 88% dos brasileiros acreditam que o ponto mais importante da experiência em uma loja física é a possibilidade de interação com vendedores, que seriam uma espécie de consultores, com profundo conhecimento sobre os produtos, mas apenas 56% destes consumidores consideram-se satisfeitos com essa experiência.
Encerrando o primeiro dia de ONDM, o economista, escritor e consultor de moda italiano, Enrico Cietta, apresentou a palestra “Porque um modelo de negócios vale mais do que uma boa coleção”. Cietta levantou a discussão sobre os inúmeros negócios que a indústria fashion pode gerar, direta ou indiretamente. “Uma empresa pode não ter uma estratégia, mas não pode deixar de ter um modelo de negócios”, afirma Cietta. Como um produto financeiro, investimento x risco, uma coleção tem um risco implícito e há ferramentas para detectá-los. Uma estratégia pode ser imitada, mas um modelo de negócios nunca poderá ser, pois ele é muito específico para cada empresa. “Hoje, no mundo complexo, a imitação não funciona mais. Ser inovador em um produto é simplesmente um pré-requisito e buscar esse modelo de negócios para uma empresa entra como o diferencial”, reforça o economista.
Sobre o ONDM 2017
Mais de 35 personalidades entre jornalistas, pesquisadores, estilistas, diretores de MKT, RH, CEOs, economistas e presidentes de empresas e associações passarão pelo palco do Maria’s Eventos ao longo destes três dias, compartilhando as melhores práticas e tendências de mercado e gerando novos negócios.
A intensa programação do projeto, idealizado pelo empresário e produtor Ivan Jasper, foi dividida em 3 temáticas: Business, Design e Comportamento, Marketing, Mercado e Aposta; abrangendo, assim, todos os pilares da moda e promovendo uma profunda análise do segmento.
A modelo Carol Trentini, que estava confirmada na programação do segundo dia do ONDM, precisou cancelar a sua participação devido a compromissos profissionais de última hora no exterior.
Confira a programação completa para o último dia:
Dia 21 – O terceiro e último dia de evento abordará Marketing, mercado e apostas
14h30 – Os Desafios da Moda no E-Commerce
– Ana Letícia Deolindo – Estratégia na Híbrido
– Rhuan Willrich – Head de Estratégia da Híbrido
15h00 – O X da Questão – Como Atingir o Coração e o Bolso de uma Geração
– Mauricio Panfilo – Head de Pesquisas e Inteligência de Mercado da Editora Abril
16h00 – Intervalo/Network
16h30 – O Mundo da Moda no Ambiente dos Aeroportos
– Pedro Barbastefano Júnior – CEO da 29Horas
16h40 – Harmonização, Expectativa das Ações da Marca e do Consumidor – O Marketing de Moda
– Lucas Franzato – Vice-presidente do Grupo Morena Rosa
– Betulla Vicentino – Gerente de Treinamentos e Eventos da Recco
– Julia Baruffi Darolt – Diretora de Marketing Laci Baruffi
– Osni de Oliveira Junior – Diretor de Marketing da Círculo
– Laura Coutinho – Colunista de O Dia
17h40 – Intervalo/network
18h10 – Tecnologia e Inovação em Moda – O Grande Cenário de Oportunidades
– Sandra Boccia – Diretora de Redação da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios
18h40 – Laboratório Fantasma (LAB)
– Emicida (Rapper e Owner da Produtora Laboratório Fantasma)
19h40 – Intervalo/Network
20h00 – Tempos Radicais Pedem Comprometimento Radical das Marcas: A Era da Emoção
– Gaia Prado – Peclers Paris
Release: Denise Redel | Atré Comunicação