Pesquisa aponta o sedentarismo como a maior causa de infarto nas mulheres

A partir dos 30 anos, a falta de atividade física se torna a ameaça que mais provoca doenças cardíacas entre elas

A inatividade física é muito comum nas integrantes do sexo feminino com mais de três décadas de vida. Agora, imagine se, da noite para o dia, todas as sedentárias nessa faixa etária trocassem o sofá por doses regulares de malhação. Por meio de uma complexa conta matemática, pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, conseguiram especular qual seria o impacto desse verdadeiro milagre na redução de casos de infarto entre a população. E acredite: mais panes cardíacas seriam evitadas do que se todas as fumantes acima dos 30 anos largassem o cigarro.

 

Calma, não é que o tabaco seja menos agressivo ao seu corpo do que a falta de exercícios. "Mas a quantidade de sedentárias é tão mais alta em comparação com a de tabagistas que, quando se leva em conta uma população inteira, fica claro que a inatividade gera mais infartos do que o fumo", explica a profissional de educação física Wendy Brown, uma das autoras do levantamento. Sob esse ponto de vista, aliás, a ausência de movimentação é um problema de saúde pública mais grave do que a obesidade em si ou a pressão alta.

 

E as mais jovens?

Antes dos 30 anos, boa parte das mulheres sua a camisa com frequência. Até por isso, nessa faixa etária específica, o cigarro incita mais doenças cardíacas do que o sedentarismo, de acordo com o trabalho australiano. Mas isso não é motivo para deixar de praticar natação, ciclismo e outras modalidades na infância e na juventude.

 

Outros motivos para investir em um esporte

 

Largar o cigarro
Exercitar-se atenua consideravelmente a fissura por nicotina e outras substâncias tóxicas presentes em um maço.

 

Perder peso
Ao se mexer, você queima muitas calorias. De quebra, músculos fortes torram mais energia mesmo quando estão em repouso.

 

Baixar a pressão
Os vasos sanguíneos precisam de atividade física para produzir bastante óxido nítrico, substância que reduz a pressão arterial.

 

Saúde

Veja também