Pilates na terceira idade: entenda os benefícios

A fisioterapeuta Daniela Borges fala sobre uma das atividade mais adequadas para essa fase da vida

A terceira idade tem início nos 60 anos, e o processo natural do envelhecimento do corpo pode trazer diversas limitações em atividades diárias, como sentar e levantar, amarrar um tênis, dentre outros, pois o corpo sofre grandes mudanças fisiológicas que são normais nessa fase, ficando mais frágil com a diminuição da força, ou seja, menos ágil.

 Além disso, existem patologias específicas que podem surgir nessa fase da vida:  Osteoporose, Alzheimer, diminuição da capacidade pulmonar, problemas de circulação, artrose( desgaste ósseo), perda da coordenação motora e equilíbrio, alteração da postura e perda da flexibilidade.

É importante envelhecer de forma saudável mantendo a autonomia e a independência nas atividades diárias e isso é possível com a prática de uma boa atividade física que aumente a capacidade funcional, a força muscular e o equilíbrio.

O Pilates é uma das atividade mais adequadas para a terceira idade, porque o método consegue unir todos os benefícios que outras atividades físicas propiciam individualmente, além de integrar o corpo e a mente. Por isso, é muito indicado, já que os princípios do método trabalham diretamente tanto na prevenção quanto nos sintomas das doenças citadas, pois o Pilates não apresenta nenhum tipo de impacto às articulações, e pode ser praticado mesmo por idosos que sofram de artrose, artrite ou osteoporose.

A fisioterapeuta Daniela Borges, do Studio Pilates Daniela Borges esclarece: "No meu Studio, trabalho com o método Pilates na prevenção dessas doenças, retardando o processo de envelhecimento de músculos, de ossos, do sistema cardiovascular e respiratório. E no caso da doença já instalada, atuamos utilizando o método para aliviar as dores, proporcionando retorno e independência nas atividades diárias, melhorando a qualidade de vida do paciente."

O programa de Pilates consiste em uma série de exercícios de baixa a média intensidade, com baixo impacto e longa duração, feitos em equipamentos apropriados cuja intenção é trabalhar todos os músculos do corpo de maneira harmoniosa. Os exercícios são graduados de acordo com a capacidade física de cada aluno, sempre levando em consideração suas restrições a determinados tipos de movimentos e principalmente se adequando para sua idade e capacidade.

BENEFÍCIOS DO PILATES NA TERCEIRA/ MELHOR IDADE:

Melhorar alongamento ( muscular e ósseo);
Melhorar a coordenação e equilíbrio;
Melhora da força muscular;
Melhora da capacidade pulmonar(um dos princípios do Pilates é trabalhar a respiração e coordenação do movimento com a respiração);
Melhora da postura e condicionamento físico;
Melhora da auto estima e outros aspectos psicológicos.

Praticar exercício físico, movimentar o corpo, é de extrema importância durante toda a vida, mas principalmente, na terceira idade, para que o corpo e a mente possam ser estimulados e assim envelhecer com saúde.

Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem” (Joseph Pilates)

Veja também