Primeiro edifício de alvenaria estrutural em Criciúma
Construir um empreendimento em pouco tempo, com baixo custo e sem perder a qualidade é um dos grandes desafios da construção civil, que sempre se renova para atender aos anseios dos clientes. Uma das novidades apresentadas na 10ª CasaPronta de Criciúma, é o primeiro edifício de alvenaria estrutural construído na cidade por meio da Construtora BS. “Este material aplicado no empreendimento torna o preço dos apartamentos muito acessíveis, visto que é uma obra limpa sem sobras de material e o custo da mão de obra é menor, já que o prazo de execução é mais rápido”, conta o diretor da empresa, Tiago Stangherlin.
Segundo Stangherlin, o Residencial Lazise vai contar com oito pavimentos que totalizam 28 apartamentos planejados para o público do Programa Minha Casa Minha Vida. “Queremos mostrar a transparência de nossa empresa auxiliando as famílias a adquirirem seu imóvel, com valor justo e com todas as comodidades e facilidades do centro de Criciúma”, comenta. Para projetar e executar a obra, a empresa contratou o engenheiro curitibano, Eneas Munir Sucharski, com vasta experiência em alvenaria estrutural de oito até 20 pavimentos.
A economia de materiais na alvenaria estrutural chega a 50% no consumo do aço, 20% no concreto e até 90% nas formas, que incluem lajes e detalhes. A Construtora BS está no quarto ano de existência atendendo o mercado criciumense. “O foco das nossas atividades está em atender o público diferenciado, principalmente do Programa Minha Casa Minha Vida”, define Stangherlin.
Saiba qual a diferença de uma construção tradicional da construção estrutural:
Mas o que diferencia uma alvenaria comum de uma estrutural? A função básica de uma alvenaria comum é a vedação (ou fechamento), enquanto que a Alvenaria Estrutural substitui dois principais sistemas de uma construção: a estrutura de concreto armado e os fechamentos de alvenaria. Portanto, na Alvenaria Estrutural as paredes da edificação são também a estrutura que suporta todas as cargas: além do peso próprio, também das lajes, coberturas e carga, além de fatores externos como o vento.
Um exemplo bem comum de Alvenaria Estrutural são os “sobradinhos” de dois pavimentos construídos aos milhões por aqui, onde as lajes de piso e de forro apoiam-se diretamente sobre a alvenaria ou sobre uma pequena cinta de concreto armado, enquanto que as paredes se encarregam de transportar as cargas para o solo, através dos baldrames apoiados em sapatas corridas ou pequenas estacas (“brocas”).
Este tipo simples de construção evoluiu bastante, atualmente é possível construir edifícios de vários pavimentos com o mesmo princípio de funcionamento estrutural.
A limitação fica por conta de prédios com poucas paredes (muitas fachadas de vidro ou com divisórias internas móveis). Também deve ser evitada em edifícios onde as paredes não são planejadas, para permitir liberdade de modificações nas divisões internas. (FONTE IBDA)