Projeto Estratégia 360 atende micro e pequenos empresários da região
Desenvolver o planejamento estratégico de micro e pequenos empreendimentos de forma ágil, dinâmica e interativa é a proposta do projeto Estratégia 360 aos empresários da região. Realizada pelo curso de Administração em parceria com o Núcleo de Empreendedorismo da Unesc, a iniciativa oferece consultoria acadêmica gratuitamente aos empresários e já iniciou os trabalhos neste segundo semestre de 2021. A quarta edição do projeto tem a participação de oito empresários e 24 estudantes da quinta fase de Administração.
A coordenadora do Estratégia 360, professora Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, explica que o projeto quer socializar as informações que a universidade possui e unir os conhecimentos de mercado e acadêmico, viabilizar a integração da teoria e prática aos estudantes e auxiliar as empresas no seu planejamento.
“O projeto traz benefícios tanto aos micro e pequenos empresários e empreendedores individuais quanto aos estudantes. De um lado, as empresas conseguem construir o planejamento estratégico do seu negócio de forma assertiva, ter o suporte da Unesc para a implementação das estratégias e o acesso às demais vantagens da rota do empreendedorismo na Universidade. De outro, os acadêmicos desenvolvem a capacidade do pensamento estratégico ágil e põe em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, tendo uma experiência com problemas e casos reais”, comenta a coordenadora do Estratégia 360.
Os encontros ocorrem de forma virtual todas as quintas-feiras na disciplina de Gestão Estratégica, na qual os alunos e os empresários irão trabalhar pontos como contextualização, modelo de negócio, definições organizacionais, diagnóstico estratégico, definições e implantação dos projetos estratégicos e monitoramento. No último encontro haverá uma socialização de experiências.
Atividades acompanhadas de perto
O primeiro encontro desta edição do projeto ocorreu semana passada e foi marcado por três momentos: entre a coordenadora e os alunos (para orientações); entre acadêmicos, empresários e a professora (para explicar aos empresário sobre a metodologia e etapas do Projeto); entre acadêmicos e empresários (com a aplicação do Mapa da Empatia, para que os alunos conhecessem os empresários e com a realização de uma entrevista com um roteiro pré-definido, para que os consultores acadêmicos tenham informações sobre a empresas). Em todos os momentos a coordenadora esteve presente, para tirar dúvidas. “O objetivo do primeiro encontro foi o de conhecer o empresário e a empresa. Não há como fazer planejamento estratégico sem conhecer o contexto em que a empresa está inserida.
Núcleo de Empreendedorismo
O projeto Estratégia 360 faz parte da Jornada Empreendedora do Núcleo de Empreendedorismo (NE) da Unesc, que oferece consultorias, mentorias, palestras e capacitações para a comunidade externa, visando o fomento de novas ideias e melhorias em negócios já existentes.
Segundo o coordenador do NE, Diogo Morais, após passar pelo Estratégia 360 e construir com os consultores acadêmicos o planejamento estratégico para curto, médio e longo prazo, os empreendimentos poderão continuar contando com o apoio da Universidade. “No semestre seguinte ao Estratégia 360, os empresários podem participar da seleção para o Plano de 60 Dias. Os negócios selecionados receberão uma consultoria para implementar esse planejamento estratégico que foi desenhado anteriormente”.
Fonte: Aicom / Assessoria de Comunicação Unesc
Imagens: Arquivos Unesc