Sargento Liliam é a 1ª mulher a assumir o comando da PM no Extremo Sul Catarinense

A comandante de destacamento assumiu a Polícia Militar de Balneário Arroio do Silva


Aconteceu na noite desta terça-feira, dia 25, a troca de comando da Polícia Militar do Balneário Arroio do Silva, em que a sargento Liliam dos Santos Costa se tornará a primeira mulher a assumir o posto na região do Extremo Sul catarinense. Formada em Letras e Direito, a policial ainda é pós-graduada em Direito Público com Ênfase na Área Criminal e cursa uma Pós-Graduação em Polícia Judiciária Militar. A sargento também tem diversos cursos na área de segurança, incluindo Atendimento a Mulheres em Situação de Violência e Feminicídios e Questões de Gênero.

“Ser mulher já é uma tarefa bastante complexa, ser mulher policial militar também traz algumas peculiaridades, estar comandante do Balneário Arroio do Silva, como a primeira mulher nessa função em toda a região da Amesc é, sem dúvidas, desafiador e sobretudo gratificante”, comenta.

Natural de Araranguá, Liliam nasceu na localidade de Campinho é filha da agricultura. “Sou quem sou pela criação dos meus pais”, acrescenta. Ingressou em 2008 na Polícia Militar como soldado, e por meio de processo seletivo e curso, se tornou cabo. Em abril de 2018, a policial se tornou sargento.

Desafio de ser mulher na PM
Sobre ser uma mulher na PM, Liliam diz que é, sim, algo desafiador, já que o número de vagas para policiais femininas é menor no concurso público. “Nosso número é menor na instituição. Quando entrei, nós éramos 6% das vagas, hoje com uma alteração recente, temos 10% das vagas, então a porta de entrada é mais estreita para nós”, diz. Mesmo assim, ela incentiva a todas as meninas que vejam nessa carreira uma possibilidade, que sigam seu sonho e conheçam mais da Polícia Militar. “Vale a pena. É uma trajetória de luta. A PM é uma instituição muito honrada e eu espero que com o tempo, possamos alcançar um percentual maior para entrada das mulheres”, comenta.

Por fim, a sargento diz que seu trabalho será preventivo, com reforço na área operacional, além de trabalhar com firmeza para coibir a criminalidade. “Estou muito feliz e preparada para atuar de forma a somar para o balneário Arroio do Silva”, concluiu.

Despedida do ex-comandante
Passando o bastão do comando está o 3° Sargento Nicholas Canani, que ficou por dois anos e dois meses no comando em Arroio do Silva. “Muito feliz por esse momento, pois deixo o comando do Balneário Arroio do Silva, com um vasto aprendizado. Foi um grande desafio”, comenta.

Uma das melhorias durante o comando do 3° sargento e com o apoio do comandante do batalhão, o Tenente-Coronel Ronaldo da Cruz, é a aquisição de uma nova viatura, um Jeep Renegade, que foi adquirido pelo governo do estado e que, conforme Nicholas, “ajudará e muito no serviço policial”. “Também podemos citar a melhora dos convênios, que com ajuda do senhor prefeito Evandro Scaini, o convênio de radiopatrulha foi aumentado em 40%, desta feita ajudará e bastante a nova comandante que irá assumir. Saio com a certeza do dever cumprido”, completou.

Destacamento diferente
O comandante do Batalhão da PM, tenente-coronel Ronaldo da Cruz, também comentou o momento da troca de comando, ressaltando que Arroio do Silva é um dos municípios onde a segurança pública é mais requisitada. “É onde há mais crimes contra o patrimônio, então, torna-se um destacamento diferente, então temos um olhar diferenciado para lá. De modo que o comandante que mandamos para lá, também tem que ser um comandante diferenciado”, declarou.

Sobre a sargento Liliam, Da Cruz destacou que o crescimento da policial a fez ser chamada para a missão de comandar o destacamento. “Ela sabe que tem desafios, e um deles é continuar o bom trabalho executado pelo sargento Nicholas, que foi um divisor de águas no município e melhorou a estrutura do destacamento. temos certeza de que competência não lhe falta para seguir este caminho”, pontuou.

Fonte e Imagens: Portal C1

Veja também