Tecidos antimicrobianos: o futuro dos têxteis

As pessoas estão mais preocupadas com sua saúde e higiene do que nunca

O COVID-19 mudou o foco do mundo inteiro para saúde e higiene. Com o aumento do setor de saúde e a conscientização sobre a higiene pessoal, a indústria têxtil está adotando a higiene com tecidos antimicrobianos. 2020 é o ano em que as pessoas estão mais preocupadas com sua saúde e higiene do que nunca. O surto realmente mudou a maneira como as pessoas consomem têxteis em todo o mundo. De acordo com um relatório da ResearchAndMarkets, o mercado têxtil antimicrobiano deve crescer mais de 4% durante o período de previsão de 2020 e 2025.

Os principais agentes da indústria de fibras antimicrobianas estão concentrados nos EUA, Canadá e México na América do Norte. Ao longo dos anos, a Ásia-Pacífico emergiu como um dos mercados essenciais com maior crescimento de volume e valor com todos os avanços tecnológicos. O futuro dos tecidos pertence aos têxteis antimicrobianos.

Em 2019, o mercado global de testes de suscetibilidade antimicrobiana foi avaliado em aproximadamente US $ 3 bilhões e previa-se um crescimento de mais de 5,2% no período previsto. O teste antimicrobiano pode fornecer um melhor tratamento de saúde para indivíduos que lidam com situações complicadas. A pandemia de COVID-19 aumentou a demanda por têxteis antimicrobianos em todo o mundo. E o mercado sem dúvida vai crescer nos próximos anos. Aqui está a visão geral do mercado de fibra antimicrobiana.

Forças de mercado

Nos últimos anos, os tecidos antimicrobianos dominaram o mercado devido à crescente conscientização sobre saúde e higiene. O mercado de fibras antimicrobianas é impulsionado principalmente pela crescente demanda por higiene em várias aplicações, como embalagens, transporte, bens de consumo, construção civil, alimentos e bebidas, assistência médica e de saúde. Durante o período previsto, espera-se que a indústria farmacêutica e de saúde seja o maior consumidor de tecidos antimicrobianos.

Outro fator importante que impulsiona o crescimento de têxteis antimicrobianos é o aumento da renda disponível dos consumidores, juntamente com a melhoria do estilo de vida e maiores gastos com saúde e higiene. Além dessas duas forças principais, a crescente demanda por roupas e roupas esportivas antimicrobianas também é responsável por impulsionar o crescimento dos têxteis antimicrobianos.

Desafios

Juntamente com o crescimento, os participantes da indústria antimicrobiana também têm um conjunto de desafios. Fora de todos os desafios do mercado, o maior deles é uma regulamentação ambiental rigorosa sobre  fibras antimicrobianas produzidas por produtos químicos perigosos. Embora os tecidos antimicrobianos tenham vários benefícios à saúde, e os produtos para o usuário final sejam mais higiênicos. Mas o lado sombrio dos tecidos antimicrobianos são os produtos químicos utilizados.

Muitos desses produtos químicos podem representar um risco para o planeta e, às vezes, para a saúde também. Os produtos químicos antimicrobianos vêm em diferentes composições e, portanto, variam em propriedades. Esses produtos químicos são utilizados nos produtos finais para acabamento, que entram em contato com a pele e representam um risco à saúde.

Além disso, na lavagem, esses produtos liberam agentes antimicrobianos como triclosan, PHMB, QAC e muitos outros. Esses produtos químicos contaminam os corpos d’água e, por fim, arriscam a vida aquática e, portanto, o meio ambiente. Esses produtos químicos também podem tornar a terra estéril se assentada no solo e contaminar facilmente o cultivo da terra. Os maiores desafios para os fabricantes de tecidos antimicrobianos são superar as preocupações da saúde e do planeta sobre produtos químicos antimicrobianos e tornar a indústria e a saúde favoráveis ​​ao meio ambiente.

Restrição

O tecido antimicrobiano do mercado também depende do preço e da disponibilidade de matérias-primas. Essas matérias-primas incluem algodão, que é tratado com agentes antimicrobianos, como prata, zinco, cobre, compostos de amônio quaternário (QACs). Os preços das matérias-primas variam diariamente, dependendo de outros fatores de mercado. E, como resultado, isso pode aumentar o já alto custo de produção. O custo pode afetar ainda mais as demandas e suprimentos de têxteis antimicrobianos no mercado.

Oportunidades

Os têxteis antimicrobianos estão ganhando imensa popularidade entre pesquisadores, fabricantes e consumidores. Os consumidores estão exigindo produtos de melhor qualidade para maior segurança e qualidade de vida. Os pesquisadores de mercado estão continuamente se esforçando para desenvolver produtos amigáveis ​​à pele, econômicos e ecológicos, enquanto os fabricantes estão na corrida para diferenciar seus produtos usando diferentes agentes ou tecidos ativos. Tanto a pesquisa contínua quanto os avanços tecnológicos estão criando um crescimento maciço no mercado de tecidos antimicrobianos.

 

Fonte: Assintecal

Foto capa: Insider Store

Veja também