Turismo seguro potencializa um setor fundamental que vem da natureza

Santa Catarina é uma das grandes referências brasileiras quando o assunto é férias e viajar


Turismo seguro potencializa um setor fundamental que vem da natureza. Naturalmente, os espaços naturais, a vida ao ar livre e o contato com a flora e a fauna estão sendo aspectos fundamentais para o turismo pós-pandemia. Sendo assim, o turismo ecológico/rural, com seu vasto espaço em nossa Bela e Santa Catarina, se posiciona como uma das grandes referencias na hora de pensar em uma sair de férias, viajar para um feriadão prolongado ou simplesmente fugir de tudo em um final de semana.

Portanto, Rogério Silveira, CEO do Boqueirão Hotel Fazenda, em lages, a Princesa da Serra de Santa catarina, ícone do Turismo Rural nacional, afirma que:

“Sem dúvidas, a natureza e os espaços abertos são fundamentais no turismo atual e futuro. Por isso, é nossa missão não só acolher o turista, mas proporcionar lazer, segurança e gastronomia de qualidade, a fim de que ele se sinta de fato em casa. Quem conhece nosso resort volta por buscar exatamente esses fatores que, hoje, mais do que nunca, são fundamentais".

Segundo Natalia Latrechia, Gerente Comercial do Hotel Renar, em Fraiburgo, Terra Maçã, no Vale dos Imigrantes de Santa Catarina:

“De fato, a missão do nosso empreendimento, tem haver com uma estratégia de promoção baseada nos grandes espaços naturais que temos, proporcionando aos nossos hóspedes uma hospedagem prazerosa além de segura, proporcionado um contato direto com a natureza, e inclusive o privilégio de colher maçãs em nossos pomares. Certamente uma experiência única”.

 

Por sua vez, Fabio Souza, CEO do Pratas Thermas Resort & Convention, em São Carlos – SC, no Vale das Águas de Santa Catarina, as margens do Rio Uruguai e muito próximo ao Aeroporto de Chapecó, afirma que:

“Com efeito, estamos muito bem localizados junto a natureza e, além disso, temos uma das melhores águas termais do Brasil. Do mesmo modo, às margens do Rio Uruguai, temos uma praia artificial, apreciada pelos banhistas e também pelos pescadores que tiram dali belos pintados e dourados. Juntamente comisso, oferecemos ambientes seguros seguindo todas as normas que o momento nos exige”, conclui.

Destinos ecológicos e seguros

De maneira idêntica, a pesquisa realizada pelo Booking.com revelou que 91% dos viajantes nacionais estão buscando locais mais tranquilos para viajar no país, sem aglomerações, por conta da pandemia. Além disso, sete em cada 10 entrevistados pretendem viajar fora de temporada em 2021 e outros 83% estão levando em consideração a procura por destinos onde corra menos risco de contrair ou espalhar a Covid-19.

Segundo Ivan Cascaes, CEO do Rio do Rastro Eco Resort (Roteiros de Charme do Brasil, em Bom Jardim da Serra, a beira dos cânions do Aparados da Serra:

“Me recordo de uma pesquisa realizada em 2019, onde 52% dos viajantes brasileiros já diziam pretender visitar destinos alternativos para evitar viagens durante a alta temporada e 59% já queriam não estar em lugares com muita aglomeração de turistas. Já estávamos prontos para receber esse fluxo muito antes disso”, relatou.

De acordo com o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, devem ser priorizados os destinos que adotem os protocolos de segurança sanitária propostos pela Pasta, pois garantem as boas práticas de higienização em cada segmento do setor.

“Definitivamente, estamos identificando que, cada vez mais, os turistas estão buscando atrativos que adotem todas as medidas sanitárias que evitem o contágio da doença. Dessa forma, nós, do MTur, incentivamos esta ação. Verifiquem se o estabelecimento que está hospedado ou que está visitando tenha o Selo Turismo Responsável”, disse.

Fonte e Imagens: Jefferson Severino - Jornalista / turismoonline.net.br

Veja também