Unesc Araranguá promove evento para falar sobre inovação, protagonismo e gestão no agronegócio

Encontro ocorre dia 12 de maio, ao vivo no Youtube


O painel “Desafios do Agronegócio” pautará um importante encontro para o Sul e Extremo Sul de Santa Catarina. O evento, proposto pela Unesc Araranguá, convida especialistas e lideranças das regiões para dialogar e debater sobre todas as faces da área, abordando protagonismo, gestão, empreendedorismo e inovação. Online, o encontro ocorre no dia 12 de maio, das 15 às 22 horas, com transmissão ao vivo no canal da Unesc no You Tube: YouTube.com/UnescTV.

Em um único dia, a proposta trará 17 convidados que são referências nos temas abordados, divididos em quatro momentos distintos: Gestão do agronegócio; Inovação e mercado - novos conhecimentos para o agronegócio; O protagonismo da mulher no agronegócio, e Fontes de fomento para o agronegócio. 

“É um evento que aproximará ainda mais a Universidade dos produtores e trabalhadores rurais. Nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento deste setor por meio do conhecimento. Estamos inseridos em uma região de grande potencial, mas que precisa de um novo olhar sobre gestão. Também traremos possibilidades de fomento e investimento, que poderão impactar a curto e médio prazo”, destacou a diretora da Unesc Araranguá, Izabel Regina de Souza.

Para a gestora de Inovação da Unidade, Girlene Castro Fernandes, é em iniciativas como esta que a Universidade reafirma seu papel como uma instituição comunitária. A profissional, que liderou a organização do evento, destaca as parcerias com as principais entidades do setor como um importante diferencial para o painel “Desafios do Agronegócio”. “A Unesc tem compromisso de fazer entregas de valor à sociedade e é por esta razão que estamos fazendo movimentos em prol do agronegócio, um dos nichos de grande representatividade em nossa região. Serão diversos painéis, falando sobre os principais desafios atuais e encontraremos respostas de relevância para os integrantes deste setor”, pontuou.

A importância do agronegócio para o Sul e Extremo Sul
Conforme dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), atuante nos 27 municípios da região Carbonífera e Extremo Sul, são mais de 13 mil estabelecimentos agropecuários. Há destaque para o cultivo do arroz, que compreende dois terços da produção em Santa Catarina, estado que é referência nacional, e atinge quase 90 mil hectares de plantio. 

Apesar do grande impacto do arroz, o gerente regional da Epagri e um dos convidados do evento, Edson Borba Teixeira, enfatiza que há uma grande diversidade de produções agrícolas e espaço para crescimento. “Não somos uma região caracterizada por uma única cultura. Também há produção de milho, feijão, frutas, hortaliças e mais. Outro ponto importante são as cooperativas e organizações de agricultura familiar. Todos estes elementos fortalecem o setor e fazem com que o agro esteja em um patamar de destaque. Certamente é a principal fonte de renda na maioria dos nossos municipios”, frisou. 

Para o profissional da Empresa de Pesquisa, o painel proposto pela Universidade aborda um ponto de real carência do setor, evidenciando a necessidade do engajamento dos produtores e lideranças locais. “Não é falta de tecnologia, de recurso e nem de conhecimento no plantio. É a necessidade de aprender sobre a gestão do que temos disponível. Certamente é fundamental adquirir conhecimento sobre este assunto para crescer ainda mais. Não adianta ter o dinheiro para investir e não lapidar as competências necessárias para que aquele investimento dê resultados. Gestão começamos com dois pregos na propriedade, na primeira anotamos as receitas e nas segundas os gastos. Seguindo ensinamentos simples, poderá haver o alinhamento de conhecimentos para as melhores decisões”, completou. 

Além do evento, a Unesc vem promovendo ações paralelas de apoio ao setor. Recentemente, representantes da Instituição diálogaram com lideranças de sindicatos rurais e realizaram uma agenda em rádios para levar informações sobre nota fiscal eletrônica e o Pix, no contexto do segmento. A capacitação “Gestão do Agronegócio”também foi uma iniciativa recente, para entregar à sociedade profissionais preparados para os grandes desafios e oportunidades.

Temas e convidados

Gestão do Agronegócio:
15h10 -
Professor doutor Dimas de Oliveira Estevam;
Gerente regional da Epagri, Edson Borba Teixeira;
Engenheiro agrônomo da Cidasc, Daniel Remor Moritz,;
Técnico agrícola da Arasul, Dion Elias.

Inovação e mercado - novos conhecimentos para o Agronegócio:
16h40 - 
Assessor de Inovação da Unesc, Christian Engelmann;
Diretor corporativo da Cooperja, Vinicius Cechinel de Moraes;
Engenheiro Agrônomo na Agrize, Gustavo Bachmann;
Professor doutor da Unesc, Miguelangelo Gianezini.

O protagonismo da mulher no Agronegócio
19 horas - 
Professora doutora da Unesc, Melissa Watanabe; 
Doutora da UFSC, Thaise Costa Guzzatti;
Presidente da Epagri, Edilene Steinwandter;
Empreendedora, Ângela Líria Donida Polli. 

Fontes de Fomento para o Agronegócio (Apresentações de cases)
Gerente regional da Finep, João Florêncio da Silva;
Representante do BRDE, Paulo Cesar Antoniolo;
Gerente de Crédito do Sicoob Credija, André Bada Ronconi;
Analista de crédito na Sicoob Credisulca, Amanda Vicentin Darabas.

Encerramento 
22h05 - 
Professor especialista da Unesc, Alex Bistrot.

Fonte e Imagens: Aicom / Assessoria de Imprensa Unesc

Veja também