Unesc celebra 53 anos de história com painel virtual nesta terça-feira (22)

Tema: A importância das Universidades Comunitárias para o Desenvolvimento Socioeconômico de Santa Catarina


Ao completar 53 anos nesta terça-feira (22/6), a Unesc comemora uma história marcada pelo protagonismo de uma universidade comunitária ativa e presente no Sul do estado. Para celebrar a data, a instituição convida a comunidade para um painel virtual com o tema:  A importância das Universidades Comunitárias para o Desenvolvimento Socioeconômico de Santa Catarina. O evento acontecerá a partir das 19h30, no canal da Unesc Tv no YouTube. 

Mediado pela reitora Luciane Bisognin Ceretta, o encontro contará com com a presença dos painelistas: o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico de Santa Catarina, Luciano Buligon, do presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holtausen e do assessor institucional da Acafe, Adriano Rodrigues. 

Segundo a reitora, em toda a história da universidade, os dois últimos anos foram dos mais difíceis da instituição por conta da pandemia. Mesmo assim, a Unesc cumpriu seu papel enquanto comunitária e esteve presente no enfrentamento da Covid-19, ao lado do poder público e junto da comunidade, cuidando dos seus colaboradores e se reinventando rapidamente para manter a excelência acadêmica na graduação, na pós-graduação e no Colégio Unesc, com o ensino, a pesquisa e a extensão.

“É um momento muito importante para discutirmos a importância das universidades comunitárias no desenvolvimento da sociedade como um todo. Sobretudo nestes tempos adversos provocados por uma pandemia não projetada, em que nossas universidades comunitárias se mostraram tão essenciais no enfrentamento e auxílio para a população. É chegada a hora de compreender que a importância de uma universidade comunitária não se mede só pelo número de alunos, mas sim pelo que cada aluno agrega consigo nos projetos comunitários, no atendimento a população, na produção da ciência, nos serviços de saúde, na valorização da formação de professores, nos atendimentos jurídicos  e, portanto, ao desenvolvimento em todas as suas dimensões”, comenta Ceretta. 

Ao longo dos 53 anos, a Unesc foi responsável por contribuir com o desenvolvimento social, econômico, ambiental e cultural dos municípios que compõem toda a região Sul, sendo uma das maiores universidades de Santa Catarina e que forma, todos os anos, centenas de profissionais capacitados e comprometidos com a ética e com o desenvolvimento nos lugares em que ocupam. 

Acesse pelo link: CLIQUE AQUI

Fonte: Assessoria de Imprensa Unesc
Imagem: Arquivo Unesc

Veja também